Carreira

Sucesso profissional não é mais um voo solo

Oito de cada dez estudantes do Ensino Médio não sabem que carreira seguir. A boa notícia é que cada vez menos as pessoas constroem carreiras sozinhas
Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Compartilhar:

No passado, quando se pensava em sucesso profissional, a imagem que normalmente vinha à mente era a de alguém em uma posição de destaque, ganhando muito dinheiro e com poder. Hoje, porém, essa percepção individualista de que o êxito profissional está relacionado apenas às próprias conquistas está deixando de fazer sentido. Boa competência técnica, capacitações formais, tradicionais e lineares já não são mais vistos como diferenciais para o sucesso.

A velocidade da informação, o aumento da expectativa de vida, as infindáveis mudanças tecnológicas, o aumento de possibilidades de carreiras e uma visão holística do mundo também alteraram a forma como percebemos o sucesso. Questões antes pouco valorizadas ganharam um novo sentido.

Fazer algo em que realmente se acredite, que construa valor não só para si, mas também para a sociedade, passa a ser o maior objetivo profissional, o verdadeiro propósito de vida, que vai lhe fazer feliz e melhorar também a vida das pessoas à sua volta.

## Como começar a construir uma carreira profissional
Só quando se entende as suas necessidades mais profundas é que você começará a desenhar as soluções e a construir uma trajetória de carreira que realmente faça diferença. Por isso, o autoconhecimento é fundamental. É o primeiro passo na construção do sucesso na sua carreira.

Uma das formas mais simples para começar a pensar sobre isso é tentar responder a algumas perguntas: O que me deixa feliz? Onde farei diferença na vida das pessoas? Como construir um mundo melhor?

Sair da zona de conforto, assumir riscos e estar sempre se desafiando são elementos fundamentais para se alcançar o sucesso profissional. Mas não tenha dúvidas: o caminho rumo a uma carreira de sucesso é longo e frequentemente apresenta muitos obstáculos. Por isso, ter paixão pelo que faz é um excelente combustível nos momentos mais difíceis.

Infelizmente, diversos jovens estão perdidos sobre o que fazer profissionalmente. Essa angústia começa bem cedo, em geral no fim do Ensino Médio, às vésperas do vestibular.

Uma pesquisa realizada pela edtech de carreira [Cmov](https://lp.cmov.com.br/) em 2018, realizada com mais de 2 mil alunos de todo o Brasil, mostrou que 82% dos estudantes de instituições públicas e privadas não sabem que carreira seguir. Podemos supor que parte desse resultado está na idade em que é preciso fazer uma escolha desse peso.

Acreditamos que grande parte dessa dificuldade se deve ao fato dos jovens não terem conhecimentos sobre como definir e planejar sua carreira. É muito importante que eles saibam que [é possível planejar a trajetória de carreira](https://www.revistahsm.com.br/post/a-angustia-dos-jovens-na-escolha-profissional) e que existem ferramentas e métodos que podem auxiliá-los nesse caminho.

Não existe uma fórmula mágica para alcançar uma carreira de sucesso. O que se pode e deve fazer é ter conhecimento de como direcionar os esforços e conhecer os meios que vão facilitar esse caminho. Construir esse caminho sozinho é muito difícil, acredite, mas existem muitos profissionais e ferramentas de carreira no mercado que poderão apoiar nesse percurso. Além do mais, essa trajetória solo já não é mais sinônimo de sucesso.

Compartilhar:

Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Diferente da avaliação anual tradicional, o modelo de feedback contínuo permite um fluxo constante de comunicação entre líderes e colaboradores, fortalecendo o aprendizado, o alinhamento de metas e a resposta rápida a mudanças.

Maria Augusta Orofino

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura