Espaço lifelong learning

Tapa na cara

O lamentável episódio do Oscar – seja da piada infeliz de Chris Rock, seja da reação violenta de Will Smith – nos mostra como só temos sido data-driven para confirmar nossas opiniões
Jornalista com ampla experiência nas áreas de negócios, inovação e tecnologia. Especializado em produção de conteúdo para veículos de mídia, branded content e gestão de projetos multiplataforma (online, impresso e eventos). Vencedor dos prêmios Citi Journalistic Excellence Award e Editora Globo de Jornalismo. Também é gerente de conteúdo da HSM Management.

Compartilhar:

O tapa cinematográfico (com o perdão do trocadilho) na cerimônia do Oscar rendeu todo o tipo de análise psicológica e cultural nas redes sociais, incluindo as infelizes listas de aprendizados para o mundo corporativo. Nas caixas de comentários, #teamwillsmith e #teamchrisrock protagonizaram a esperada rinha virtual sobre limites do humor e liberdade de expressão. Como esperado, a polarização de opiniões não deixou espaço para qualquer tipo de análise subjetiva. Mais uma prova do preocupante empobrecimento das diversas esferas do debate público.

Em vez de abrir possibilidades, perguntas e discussões, o volume de informações que temos à disposição vem se afunilando em uma série interminável de becos sem saída. Somos data-driven apenas na hora de confirmar o que já acreditamos. Certo ou errado. Sucesso ou fracasso. Em algum lugar do caminho, perdemos boa parte da nossa capacidade de ponderação. Escolher um lado é fácil. Difícil é furar a bolha e se abrir para a perspectiva do outro – o cliente, o chefe, o funcionário, o amigo, o comediante que faz uma piada de gosto duvidoso ou o ator que tem um rompante ao vivo na frente de milhões de pessoas.

Opiniões são moldadas a partir de pactos que fazemos com nossos valores internos e com os contextos ao nosso redor. Chegar a diferentes conclusões sobre um assunto não é apenas saudável: é a prova de que temas complexos estão sendo tratados com a profundidade que merecem. Falta de empatia e certezas absolutas limitam nosso potencial como indivíduos e como sociedade. No caso das empresas, geram prejuízo. Os desdobramentos incluem crises de imagem, fuga de talentos, abandono de clientes e experiências de usuário desastrosas em plataformas de tecnologia.

Em uma leitura cirúrgica do mundo moderno, Zygmunt Bauman, um dos mais importantes filósofos de nossos tempos, destacou a liquidez e a fluidez das relações humanas. Tudo muda, tudo passa. É sobre isso – e tá tudo bem. Nesse cenário de permanente incerteza, enxergar o mundo pelos olhos de outras pessoas será essencial para manter o mínimo de sanidade mental, coerência e consistência em nossas opiniões e decisões. Seja pelo ponto de vista de quem toma ou de quem leva o tapa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura
ESG
Este artigo convida os profissionais a reimaginarem a fofoca — não como um tabu, mas como uma estratégia de comunicação refinada que reflete a necessidade humana fundamental de se conectar, compreender e navegar em paisagens sociais complexas.

Rafael Ferrari

7 min de leitura
ESG
Prever o futuro vai além de dados: pesquisa revela que 42% dos brasileiros veem a diversidade de pensamento como chave para antecipar tendências, enquanto 57% comprovam que equipes plurais são mais produtivas. No SXSW 2025, Rohit Bhargava mostrou que o verdadeiro diferencial competitivo está em combinar tecnologia com o que é 'unicamente humano'.

Dilma Campos

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Para líderes e empreendedores, a mensagem é clara: invista em amplitude, não apenas em profundidade. Cultive a curiosidade, abrace a interdisciplinaridade e esteja sempre pronto para aprender. O futuro não pertence aos que sabem tudo, mas aos que estão dispostos a aprender tudo.

Rafael Ferrari e Marcel Nobre

5 min de leitura
ESG
A missão incessante de Brené Brown para tirar o melhor da vulnerabilidade e empatia humana continua a ecoar por aqueles que tentam entender seu caminho. Dessa vez, vergonha, culpa e narrativas são pontos cruciais para o entendimento de seu pensamento.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A palestra de Amy Webb foi um chamado à ação. As tecnologias que moldarão o futuro – sistemas multiagentes, biologia generativa e inteligência viva – estão avançando rapidamente, e precisamos estar atentos para garantir que sejam usadas de forma ética e sustentável. Como Webb destacou, o futuro não é algo que simplesmente acontece; é algo que construímos coletivamente.

Glaucia Guarcello

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O avanço do AI emocional está revolucionando a interação humano-computador, trazendo desafios éticos e de design para cada vez mais intensificar a relação híbrida que veem se criando cotidianamente.

Glaucia Guarcello

7 min de leitura