Dossiê HSM

Toda gestão deve ser para empresas de tecnologia

O Dossiê da 158ª edição da HSM Management tem como tema principal que toda empresa é uma empresa de tecnologia, assim como todo profissional

Compartilhar:

Você já deve estar familiarizado com o mantra da transformação digital, “toda empresa é uma empresa de tecnologia”, ainda que a frase original seja ligeiramente diferente. Satya Nadella, CEO global da Microsoft, formulou-a na conferência anual de sua empresa, em 2015, da seguinte maneira: “Todas as companhias vão se tornar companhias de software, desenvolvendo aplicações, utilizando analytics avançado e provendo serviços SaaS”. (Na verdade, duas décadas antes de Nadella, Watts S. Humphrey, considerado o pai da qualidade no software, já havia dito algo parecido.)

O que será que isso significa na prática? Como o próprio Nadella explicou, toda e qualquer empresa tem que começar a pensar, a agir e a encarar o futuro como sendo uma empresa digital. Isso tem profundas implicações para a gestão e os gestores, que são apresentadas neste Dossiê especial, maior do que o usual. O leitor vai entender como a inteligência artificial molda a gestão, como fazer perguntas aos dados e até qual o impacto disso sobre as pessoas, passando por cases como o da Vale com a IA.

## Confira os artigos do Dossiê:
– [A onda tecnológica atual e a odisseia que viveremos](https://www.revistahsm.com.br/post/a-onda-tecnologica-atual-e-a-odisseia-que-viveremos)
– [O efeito transformador da inteligência artificial nos negócios](https://www.revistahsm.com.br/post/o-efeito-transformador-da-inteligencia-artificial-nos-negocios)
– [Pessoas, o desafio nº 1 da tecnologia](https://www.revistahsm.com.br/post/pessoas-o-desafio-no1-da-tecnologia)
– [Chief of staff, o quinto elemento](https://www.revistahsm.com.br/post/chief-of-staff-o-quinto-elemento)
– [Dados: a arte de interrogá-los](https://www.revistahsm.com.br/post/dados-a-arte-de-interroga-los)
– [Empresas tech inovam de modos diferentes](https://www.revistahsm.com.br/post/empresas-tech-inovam-de-modos-diferentes)
– [O avanço silencioso da impressão 3D](https://www.revistahsm.com.br/post/o-avanco-silencioso-da-impressao-3d)
– [Vale: nos trilhos da inteligência artificial](https://www.revistahsm.com.br/post/vale-nos-trilhos-da-inteligencia-artificial)
– [Prazer, sou investidor-empreendedor tech](https://www.revistahsm.com.br/post/prazer-sou-investidor-empreendedor-tech)
– [O gestor-empreendedor da tecnologia](https://www.revistahsm.com.br/post/o-gestor-empreendedor-da-tecnologia)

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Tecnologias exponenciais
A aplicação da inteligência artificial e um novo posicionamento da liderança tornam-se primordiais para uma gestão lean de portfólio

Renata Moreno

4 min de leitura
Finanças
Taxas de juros altas, inovação subfinanciada: o mapa para captar recursos em melhorias que já fazem parte do seu DNA operacional, mas nunca foram formalizadas como inovação.

Eline Casasola

5 min de leitura
Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura
ESG
Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Carolina Ignarra

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 2º no ranking mundial de burnout e 472 mil licenças em 2024 revelam a epidemia silenciosa que também atinge gestores.
5 min de leitura
Inovação
7 anos depois da reforma trabalhista, empresas ainda não entenderam: flexibilidade legal não basta quando a gestão continua presa ao relógio do século XIX. O resultado? Quiet quitting, burnout e talentos 45+ migrando para o modelo Talent as a Service

Juliana Ramalho

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 4º país com mais crises de saúde mental no mundo e 500 mil afastamentos em 2023. As empresas que ignoram esse tsunami pagarão o preço em produtividade e talentos.

Nayara Teixeira

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Empresas que integram IA preditiva e machine learning ao SAP reduzem custos operacionais em até 30% e antecipam crises em 80% dos casos.

Marcelo Korn

7 min de leitura
Empreendedorismo
Reinventar empresas, repensar sucesso. A megamorfose não é mais uma escolha e sim a única saída.

Alain S. Levi

4 min de leitura