Uncategorized

UM PROGRAMA DE TRAINEES PARA PÚBLICO INTERNO

Ela começou como estagiária na Avon, foi promovida a analista júnior e agora está tendo a chance de fazer dois anos de desenvolvimento executivo; seu objetivo é ter uma carreira em marketing na empresa | Por Sofia Esteves e Adriana Chaves
Sofia Esteves Fundadora, sócia e presidente do grupo de consultoria DMRH. Adriana Chaves Sócia do grupo DMRH, responsável pela divisão de desenvolvimento e carreira.

Compartilhar:

Lenize de Magalhães Oliveira faz parte, com 13 outros jovens, do primeiro programa de trainees da Avon, iniciado em 2015. Nascida em Santos, litoral de São Paulo, estudou no COC durante o ensino médio e mantinha dois sonhos: trabalhar em uma agência de publicidade e estudar na Faculdade Cásper Libero.

O curioso é que não realizou nenhum dos dois. Ela se encantou com a Esamc, a primeira instituição em que foi aprovada, e lá se envolveu em projetos de marketing. O objetivo passou a ser trabalhar com marketing em uma grande organização – mais precisamente, na fabricante de cosméticos Avon.

Empresa e profissional tiveram seu primeiro relacionamento por meio deum programa de estágio, que, em oito meses, rendeu a Lenize uma promoção para analista júnior da área de marketing. O segundo relacionamento entre ambas começou quando a companhia abriu, para seus funcionários, inscrições para o pioneiro programa de trainees. Ela se submeteu ao processo seletivo, que classificou como rígido, e conseguiu entrar.

O programa da Avon tem dois anos de duração e, no primeiro, o impacto já foi grande. Lenize destaca os quase quatro meses que passou na área de vendas. Alocada nas unidades da Avon do Paraná e do Rio Grande do Sul, pôde acompanhar uma executiva de vendas, uma gerente de setor, uma gerente de vendas e uma gerente regional.

Aprendeu na prática como uma vendedora usa o material preparado pelo marketing, como ativa uma campanha, como fala com as consumidoras. “Foi revelador ver o que faz sentido para as vendedoras e rever como eu estava atuando quando era analista de marketing”, conta a trainee, que reconhece o privilégio de passar tanto tempo em campo.

Ainda em 2015, Lenize também fez treinamento em 6-Sigma greenbelt, para conduzir projetos que lhe estão sendo entregues e fazer uma reflexão profunda sobre competências comportamentais, aprendizados e autoconhecimento.

Agora e em 2016, a fase será de rotação de áreas; ela já está em marketing na categoria de maquiagem e deve rodar mais duas vezes em áreas correlatas para depois aportar em marketing regional. Vão somar-se a isso diversos treinamentos e um projeto no Instituto Avon com foco na prevenção ao câncer de mama e no combate à violência doméstica.

Aonde Lenize quer chegar? Sua meta é ser líder de pessoal – quer gerir uma equipe, diz. Quando se tornou trainee, a jovem subiu a serra para morar sozinha e já está gerindo sua casa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura
Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura
ESG
Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.
4 min de leitura
Finanças
Brasil enfrenta aumento de fraudes telefônicas, levando Anatel a adotar medidas rigorosas para proteger consumidores e empresas, enquanto organizações investem em tecnologia para garantir segurança, transparência e uma comunicação mais eficiente e personalizada.

Fábio Toledo

4 min de leitura
Finanças
A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Rui Rocha

0 min de leitura
Finanças
O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Fábio Duran

3 min de leitura
Empreendedorismo
Trazer os homens para a discussão, investir em ações mais intencionais e implementar a licença-paternidade estendida obrigatória são boas possibilidades.

Renata Baccarat

4 min de leitura
Uncategorized
Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Ivan Cruz

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Edmee Moreira

4 min de leitura