Uncategorized

UM PROGRAMA DE TRAINEES PARA PÚBLICO INTERNO

Ela começou como estagiária na Avon, foi promovida a analista júnior e agora está tendo a chance de fazer dois anos de desenvolvimento executivo; seu objetivo é ter uma carreira em marketing na empresa | Por Sofia Esteves e Adriana Chaves
Sofia Esteves Fundadora, sócia e presidente do grupo de consultoria DMRH. Adriana Chaves Sócia do grupo DMRH, responsável pela divisão de desenvolvimento e carreira.

Compartilhar:

Lenize de Magalhães Oliveira faz parte, com 13 outros jovens, do primeiro programa de trainees da Avon, iniciado em 2015. Nascida em Santos, litoral de São Paulo, estudou no COC durante o ensino médio e mantinha dois sonhos: trabalhar em uma agência de publicidade e estudar na Faculdade Cásper Libero.

O curioso é que não realizou nenhum dos dois. Ela se encantou com a Esamc, a primeira instituição em que foi aprovada, e lá se envolveu em projetos de marketing. O objetivo passou a ser trabalhar com marketing em uma grande organização – mais precisamente, na fabricante de cosméticos Avon.

Empresa e profissional tiveram seu primeiro relacionamento por meio deum programa de estágio, que, em oito meses, rendeu a Lenize uma promoção para analista júnior da área de marketing. O segundo relacionamento entre ambas começou quando a companhia abriu, para seus funcionários, inscrições para o pioneiro programa de trainees. Ela se submeteu ao processo seletivo, que classificou como rígido, e conseguiu entrar.

O programa da Avon tem dois anos de duração e, no primeiro, o impacto já foi grande. Lenize destaca os quase quatro meses que passou na área de vendas. Alocada nas unidades da Avon do Paraná e do Rio Grande do Sul, pôde acompanhar uma executiva de vendas, uma gerente de setor, uma gerente de vendas e uma gerente regional.

Aprendeu na prática como uma vendedora usa o material preparado pelo marketing, como ativa uma campanha, como fala com as consumidoras. “Foi revelador ver o que faz sentido para as vendedoras e rever como eu estava atuando quando era analista de marketing”, conta a trainee, que reconhece o privilégio de passar tanto tempo em campo.

Ainda em 2015, Lenize também fez treinamento em 6-Sigma greenbelt, para conduzir projetos que lhe estão sendo entregues e fazer uma reflexão profunda sobre competências comportamentais, aprendizados e autoconhecimento.

Agora e em 2016, a fase será de rotação de áreas; ela já está em marketing na categoria de maquiagem e deve rodar mais duas vezes em áreas correlatas para depois aportar em marketing regional. Vão somar-se a isso diversos treinamentos e um projeto no Instituto Avon com foco na prevenção ao câncer de mama e no combate à violência doméstica.

Aonde Lenize quer chegar? Sua meta é ser líder de pessoal – quer gerir uma equipe, diz. Quando se tornou trainee, a jovem subiu a serra para morar sozinha e já está gerindo sua casa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura
Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura