Estratégia
7 min de leitura

Você está se posicionando ou deixando que posicionem você?

Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.
Uma das 50 principais criadoras de conteúdo de marca pessoal no LinkedIn no Brasil, Bruna tem 15 anos de experiência em Comunicação Digital e é responsável por desenvolver a estratégia de executivos de grandes empresas, founders e conselheiros.

Compartilhar:

Organização

Vivemos uma era em que o silêncio pode custar reputações. A ausência de narrativa própria não é neutralidade, mas um risco de que outros a escrevam por você.

Essa reflexão surgiu após uma conversa com uma executiva sênior, referência técnica no seu setor, que recentemente deixou uma sociedade de negócios. Ela saiu com ética, sem ruídos. Mas o sócio, talvez movido por ressentimento ou conveniência, tratou de espalhar que ela havia “saído do mercado”. E como ela nunca teve o hábito de se posicionar publicamente (“não gosto de aparecer”) não houve nenhuma voz para corrigir o rumo da história.

O resultado? Boatos ganharam corpo. Clientes ficaram inseguros. E a reputação que ela levou décadas para construir passou a ser moldada por percepções alheias e, o pior, erradas.

Esse é o tipo de situação que escancara um ponto cego comum entre grandes executivos: acreditar que reputação se sustenta sozinha.

Mas a reputação não é um prêmio vitalício. Ela é viva, dinâmica, e precisa de cuidado constante.

E hoje, cuidar da sua reputação passa, necessariamente, por assumir o comando da sua narrativa digital.

Quando não há contexto, qualquer imagem vira manchete

Outro caso: um executivo com trajetória brilhante, conhecido por sua competência e liderança em regulação e articulações público-privadas.

Não tinha nenhuma rede social ativa. “Meu nome já circula por si só”, dizia.

 Até que uma empresa internacional foi buscá-lo para uma vaga de conselho. O headhunter digitou o nome dele no Google, e a primeira imagem que apareceu foi ele, de regata, segurando uma latinha, em um bloco de carnaval.

Sem contexto, sem LinkedIn, sem nada que equilibrasse aquela imagem. Acontece que, com a ausência de presença digital estratégica, qualquer pedaço de vida pessoal vira retrato profissional.

Foi só ao criar um perfil no LinkedIn e começar a compartilhar, mesmo com simplicidade, suas visões e aprendizados, que veio a surpresa: em menos de três meses, ele foi de 0 a 5 mil seguidores. Uma demanda represada por referência, por liderança. Algo que estava ali, mas escondido.

Não é sobre ser influencer, é sobre ser fonte confiável

Não estamos falando de virar criador de conteúdo em tempo integral. Mas de reconhecer que hoje, posicionamento estratégico é um ativo essencial para quem ocupa ou busca ocupar espaços de liderança.

Você pode até não querer falar sobre si. Mas o mercado está falando. A pergunta que fica é: o que ele está dizendo?

O LinkedIn se tornou o espaço mais legítimo para construir autoridade com profundidade, sem apelação, com voz. E ele favorece quem entende uma regra básica da comunicação contemporânea: a narrativa que sobrevive é a que é contada com consistência.

A hora de preparar o telhado é antes da tempestade

Reputação não se constrói no meio da crise. Ela é um investimento contínuo que protege, antecipa e expande possibilidades.

Por isso, antes de você precisar “se explicar”, comece a se apresentar. Conte sua história. Compartilhe suas convicções. Reforce seus valores. E esteja presente.

Porque quando você não se posiciona, alguém faz isso por você. E nem sempre do jeito certo.

Compartilhar:

Uma das 50 principais criadoras de conteúdo de marca pessoal no LinkedIn no Brasil, Bruna tem 15 anos de experiência em Comunicação Digital e é responsável por desenvolver a estratégia de executivos de grandes empresas, founders e conselheiros.

Artigos relacionados

Superando os legados de negócio e de mindset

Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

O RH pode liderar o futuro do trabalho?

A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A aplicação da inteligência artificial e um novo posicionamento da liderança tornam-se primordiais para uma gestão lean de portfólio

Renata Moreno

4 min de leitura
Finanças
Taxas de juros altas, inovação subfinanciada: o mapa para captar recursos em melhorias que já fazem parte do seu DNA operacional, mas nunca foram formalizadas como inovação.

Eline Casasola

5 min de leitura
Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura
ESG
Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Carolina Ignarra

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 2º no ranking mundial de burnout e 472 mil licenças em 2024 revelam a epidemia silenciosa que também atinge gestores.
5 min de leitura
Inovação
7 anos depois da reforma trabalhista, empresas ainda não entenderam: flexibilidade legal não basta quando a gestão continua presa ao relógio do século XIX. O resultado? Quiet quitting, burnout e talentos 45+ migrando para o modelo Talent as a Service

Juliana Ramalho

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 4º país com mais crises de saúde mental no mundo e 500 mil afastamentos em 2023. As empresas que ignoram esse tsunami pagarão o preço em produtividade e talentos.

Nayara Teixeira

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Empresas que integram IA preditiva e machine learning ao SAP reduzem custos operacionais em até 30% e antecipam crises em 80% dos casos.

Marcelo Korn

7 min de leitura
Empreendedorismo
Reinventar empresas, repensar sucesso. A megamorfose não é mais uma escolha e sim a única saída.

Alain S. Levi

4 min de leitura