Uncategorized

5 avanços que vêm por aí na impressão 3D

Peter Diamandis prevê que, até 2024, a velocidade pode aumentar mais de 100 vezes e o uso na construção civil será significativo

Compartilhar:

Há tantas novidades no campo da inteligência artificial que, às vezes, parece que a impressão 3D ficou um assunto velho. Nada disso. A convergência entre tecnologias digitais está acelerando a disrupção em geral, abrindo caminho para a reinvenção de produtos, serviços e até setores de atividade. Um dos campos em que isso fica evidente é o da impressão 3D, como mostra Peter Diamandis, no portal SingularityHub.

“Com o surgimento de novos métodos e materiais, como vamos integrar a impressão 3D aos nossos negócios nos próximos anos?”, pergunta ele. A resposta vem na forma de cinco avanços que devem se tornar realidade até 2024. 

1. A velocidade da impressão 3D deve aumentar entre 50 e 100 vezes
——————————————————————-

A impressão 3D tem sido limitada, entre outros fatores, pela velocidade. O laboratório de manufatura e produtividade do MIT criou recentemente uma impressora dez vezes mais rápida dos que os modelos tradicionais existentes. A equipe conseguiu imprimir uma engrenagem em 10 minutos e uma armação de óculos em apenas 3,6 minutos. A maior velocidade das impressoras 3D vai revolucionar praticamente todos os setores, da indústria ao varejo. 

2. Sustentáveis e acessíveis, os bairros 3D estão no horizonte
—————————————————————

O setor da construção civil vivenciará a disrupção em escalas monumentais, à medida que a impressão 3D oferecer alternativas mais baratas e adequadas ao meio ambiente, na comparação com os modelos tradicionais. Os prédios e casas do futuro vão utilizar menos cimento, reduzindo custos e consumo de recursos. 

3. Convincentes e deliciosos, bifes e hambúrgueres de impressoras 3D serão servidos nos bons restaurantes
———————————————————————————————————-

A impressão 3D de carne, utilizando proteína vegetal, representará uma solução mais sustentável para alimentar a crescente população mundial, sem o impacto de emissões de gases do efeito estufa. Nos próximos cinco anos, os custos vão cair e a qualidade será aprimorada.

4. Impressoras 3D de metal substituirão o plástico
—————————————————

As impressoras 3D serão capazes de imprimir peças de carros e aviões, utensílios de cozinha e protótipos. A impressão 3D de metais não apenas vai eliminar o desperdício nos processos de fabricação, mas também criar peças mais leves, o que representa uma evolução importante principalmente para a aviação. Essa tecnologia também ficará disponível para o mercado de consumo, oferecendo maior flexibilidade no design de produtos, na comparação com os processos de impressão que dependem de plástico como matéria-prima.

5. “Olá” será o comando mais usado no design e na fabricação de artigos
————————————————————————

Segundo o autor, frases como “Olá, faça para mim um par de sapatos, tamanho 40 e com solado compatível com meu peso”, serão usadas com frequência por todos no prazo de cinco anos. As impressoras 3D terão a capacidade de processar linguagem e conseguirão customizar designs, pois contarão com inteligência artificial.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura