Uncategorized

5 avanços que vêm por aí na impressão 3D

Peter Diamandis prevê que, até 2024, a velocidade pode aumentar mais de 100 vezes e o uso na construção civil será significativo

Compartilhar:

Há tantas novidades no campo da inteligência artificial que, às vezes, parece que a impressão 3D ficou um assunto velho. Nada disso. A convergência entre tecnologias digitais está acelerando a disrupção em geral, abrindo caminho para a reinvenção de produtos, serviços e até setores de atividade. Um dos campos em que isso fica evidente é o da impressão 3D, como mostra Peter Diamandis, no portal SingularityHub.

“Com o surgimento de novos métodos e materiais, como vamos integrar a impressão 3D aos nossos negócios nos próximos anos?”, pergunta ele. A resposta vem na forma de cinco avanços que devem se tornar realidade até 2024. 

1. A velocidade da impressão 3D deve aumentar entre 50 e 100 vezes
——————————————————————-

A impressão 3D tem sido limitada, entre outros fatores, pela velocidade. O laboratório de manufatura e produtividade do MIT criou recentemente uma impressora dez vezes mais rápida dos que os modelos tradicionais existentes. A equipe conseguiu imprimir uma engrenagem em 10 minutos e uma armação de óculos em apenas 3,6 minutos. A maior velocidade das impressoras 3D vai revolucionar praticamente todos os setores, da indústria ao varejo. 

2. Sustentáveis e acessíveis, os bairros 3D estão no horizonte
—————————————————————

O setor da construção civil vivenciará a disrupção em escalas monumentais, à medida que a impressão 3D oferecer alternativas mais baratas e adequadas ao meio ambiente, na comparação com os modelos tradicionais. Os prédios e casas do futuro vão utilizar menos cimento, reduzindo custos e consumo de recursos. 

3. Convincentes e deliciosos, bifes e hambúrgueres de impressoras 3D serão servidos nos bons restaurantes
———————————————————————————————————-

A impressão 3D de carne, utilizando proteína vegetal, representará uma solução mais sustentável para alimentar a crescente população mundial, sem o impacto de emissões de gases do efeito estufa. Nos próximos cinco anos, os custos vão cair e a qualidade será aprimorada.

4. Impressoras 3D de metal substituirão o plástico
—————————————————

As impressoras 3D serão capazes de imprimir peças de carros e aviões, utensílios de cozinha e protótipos. A impressão 3D de metais não apenas vai eliminar o desperdício nos processos de fabricação, mas também criar peças mais leves, o que representa uma evolução importante principalmente para a aviação. Essa tecnologia também ficará disponível para o mercado de consumo, oferecendo maior flexibilidade no design de produtos, na comparação com os processos de impressão que dependem de plástico como matéria-prima.

5. “Olá” será o comando mais usado no design e na fabricação de artigos
————————————————————————

Segundo o autor, frases como “Olá, faça para mim um par de sapatos, tamanho 40 e com solado compatível com meu peso”, serão usadas com frequência por todos no prazo de cinco anos. As impressoras 3D terão a capacidade de processar linguagem e conseguirão customizar designs, pois contarão com inteligência artificial.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral