Sustentabilidade

8º lugar: Intelup

Levar as empresas industriais brasileiras à indústria 4.0 a custos mais acessíveis é a proposta dessa startup

Compartilhar:

Ambev, Bunge, Atvos, Glencane e Embraco. Um processo de internacionalização em andamento – na República Dominicana, na Guatemala e uma iniciativa na Alemanha, por meio do programa Startout Brasil. Essa é a situaçao da Intelup, empresa de desenvolvimento de software para a indústria fundada por Bruno Luiz Belanda e Luis Fernando de Souza, e que contou com capital – corporate venture – da Senior Sistemas, empresa de ERP. Com base no exo canvas, das organizações exponenciais, os fundadores estão planejando sua exponencialidade. Belanda explica mais nesta entrevista.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2015 em Piracicaba (SP)
* Investimento corporate de R$ 160 mil
* Receita anual superior a R$ 500 mil
* 10 funcionários
* 2º lugar na categoria indústria

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM PARA AS EMPRESAS?**

Impulsionamos a competitividade das empresas industriais identificando ineficiências em tempo real. Utilizamos tecnologias como IoT, computação em nuvem, big data, estatística e machine learning em nossa plataforma para transformar dados operacionais em informações acionáveis que supervisores e gestores podem utilizar para otimizar processos de produção.

**QUAL O MAIOR DIFERENCIAL?**

Nossa plataforma aplica tecnologias em seu estado da arte, semelhante às utilizadas por grandes empresas de automação industrial de multinacionais, porém de forma mais simples, rápida e com investimentos compatíveis com a indústria nacional.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Meu sócio e eu temos mais de 14 anos de experiência no mercado de automação industrial e TI, atendendo a indústrias. Percebemos que a digitalização, a maior inteligência e a agilidade na tomada de decisões são vitais à competitividade do setor e quisemos ajudar seus players a conseguir fazer isso. Os primeiros passos foram contatos com clientes e mentores para validarmos proposta de valor e o produto mínimo viável, e a busca de inserção no ecossistema de inovação.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Há ainda muita resistência para novas soluções no segmento industrial, mas percebemos uma mudança muito positiva de 2015 para cá – o conceito ‘“indústria 4.0” se popularizou e as indústrias perceberam que é necessário investir em tecnologia e digitalização para se manterem competitivas. Também enfrentamos o desafio de captação de recursos.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS E OS PRÓXIMOS PASSOS?**

Iniciamos com bootstraping, conseguimos o primeiro cliente corporativo, desenvolvemos cases de sucesso que chamaram a atenção de investidores e com isso conseguimos o primeiro investidor. O próximo passo é escalar a solução, possibilitando que toda empresa da cadeia industrial tenha acesso à plataforma Intelup.

**QUAL É A AMBIÇÃO PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Sermos protagonistas da indústria 4.0.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Segredos para um bom processo de discovery

Com a evolução da agenda de transformação digital e a adoção de metodologias ágeis, as empresas se viram frente ao desafio de gerar ideias, explorar

Sim, a antropologia é “as a service”

Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança