Desenvolvimento pessoal

Rodrigo Barbosa: Time enxuto no TikTok

Compartilhar:

Quando precisa de concentração, Rodrigo Barbosa prefere um lugar mais reservado. No escritório onde despacha, acomoda-se em um sofá com o notebook no colo, fones no ouvido e a vista que enxerga além da parede de vidro espelhado do 24º andar de uma das torres gêmeas do São Paulo Corporate Towers, na Vila Olímpia. “Essa paisagem me faz bem”, diz o executivo de 27 anos, que se tornou community manager do TikTok no Brasil em outubro de 2019. 

Não conhece o TikTok? Pois deveria. Voltado ao compartilhamento de vídeos curtos, sobretudo de dublagens musicais, danças, clipes e cenas de humor, o aplicativo virou febre entre o público jovem. Segundo a consultoria Mediakix, 60% (720 milhões) de seus usuários ao redor do mundo têm entre 16 e 24 anos. 

O sucesso do app chega a superar o do Instagram. Enquanto a plataforma de fotos e vídeos de Mark Zuckerberg somava 1 bilhão de usuários mensais, no fim de 2019, o TikTok tinha 1,2 bilhão. Presente em mais de 150 países, o TikTok pertence à ByteDance, dos chineses, e é apontada como o unicórnio mais valioso do mundo, com valor estimado de US$ 75 bilhões. 

Foi na ByteDance que Barbosa trabalhou como social media e analista de marketing por dois anos, até assumir o TikTok. Antes disso, atuou em canais de televisão como Globo, Rede TV e Record, sites e jornais. “Trabalhar em grandes empresas fez com que eu amadurecesse rapidamente, aprendendo a conciliar o tempo de forma planejada para executar bem as tarefas e oferecer a melhor entrega”, conta. 

No Brasil, o TikTok é uma startup começando e é tocado por Barbosa com dois estagiários. Ou seja, ele tem de ser muito produtivo. Seu trabalho é se relacionar diariamente com os produtores de conteúdo, aos quais presta assistência para que consigam subir seu vídeos na plataforma. “Sou uma espécie de coach deles”, compara.

Como manter a produtividade ao longo do dia? Para ele, o segredo não é segredo – tem três pilares: organização, objetivo e foco. “É o que me ajuda a não me perder em meio a tanta informação que chega”, afirma. A regra é aplicada assim que acorda, às 7h da manhã. Barbosa começa o dia respondendo a e-mails e mensagens do WhatsApp, além de checar postagens e novidades no Twitter e no LinkedIn, assistir a telejornais e acessar os portais de notícia. E acompanhar o TikTok, claro. “É obrigação saber o que está em alta”, diz. 

**LISTAS À VISTA**

Se a manhã está definida, para o restante do dia, o executivo segue a série de listas que ele mesmo faz. Elas podem ser semanais, mensais e até bimestrais, nas quais são projetadas não só atividades e objetivos como também um período de avaliação para cada meta. 

E as listas não estão armazenadas em aplicativos como Asana ou Trello. No que diz respeito à produtividade, o community manager do TikTok prefere caneta e post-it, e deixa tudo em cima da mesa. Cada tarefa cumprida vai sendo religiosamente riscada da folhinha. “Assim, as que acabarem ficando para o dia seguinte estarão ali de novo, em cima da mesa, ao alcance dos meus olhos, para não serem esquecidas.” 

Nos fins de semana, Barbosa aproveita para andar de bike ou passear no Parque Estadual Villa-Lobos, às margens do rio Pinheiros. Maratonar na Netflix também está valendo. “Relaxar faz diferença. Assim você consegue avaliar melhor o que executou na semana e projetar a aproxima com mais tranquilidade”, ele diz. 

O entendimento de que reduzir o estresse aumenta a produtividade, aliás, fez com que ele vendesse o carro e passasse a ir de metrô para o trabalho. Com isso, abreviou o tempo de deslocamento de 90 para 40 minutos, marca razoável para uma cidade como São Paulo. 

Barbosa já fez academia quatro vezes por semana. Hoje, por conta dos compromissos que se multiplicaram desde que assumiu o TikTok, dá-se por satisfeito quando consegue correr duas vezes na esteira. A única coisa de que não abre mão é comer com calma. “Consegui me organizar para ter uma hora de almoço. Essa pausa é imprescindível para uma agenda que demanda muito”, ele afirma. “Sem respeitar o tempo do corpo, a mente uma hora vai travar.” 

> **O que é inegociável ao longo do dia.** Comer com calma: reserva sempre uma hora para o almoço.
>
> **Como se atualiza.** Telejornais (hábito que adquiriu ao trabalhar em canais de TV) assim que acorda, às 7h, além de sites de notícia e redes sociais. “Hoje, nem sobra tempo para folhear jornal em papel.”  
>
> **Como lida com reuniões.** Apesar da oposição de fusos horários, as calls com os chineses da ByteDance (dona do TikTok) se dão em horas “civilizadas”, geralmente no começo da manhã ou no início da noite.
>
> **Conselho de produtividade.** “Baseie-se em três pilares: organização, objetivo e foco.” 
>
> **Modo de organização preferido.** Listas semanais (em papel), além de mensais e bimestrais guardadas no computador. 
>
> **Fim de semana.** Gosta de andar de bike, passear no parque ou fazer uma maratona de séries da Netflix.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Segredos para um bom processo de discovery

Com a evolução da agenda de transformação digital e a adoção de metodologias ágeis, as empresas se viram frente ao desafio de gerar ideias, explorar

Sim, a antropologia é “as a service”

Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança