Uncategorized

O que é ser líder hoje?

16 mudanças fundamentais de postura
Psicanalista e psiquiatra, doutor em psicanálise e em medicina. Autor de vários livros, especialmente sobre o tratamento das mudanças subjetivas na pós-modernidade, recebeu o Prêmio Jabuti em 2013. É criador e apresentador do Programa TerraDois, da TV Cultura, eleito o melhor programa da TV brasileira em 2017 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Compartilhar:

No seu mais amplo espectro, um líder na família, na empresa, na escola, na política, em suma, na sociedade civil, terá que alcançar, nos dias pós-modernos de hoje, uma postura muito diferente da que tinha há 30 anos. Isso especialmente porque passamos de um laço social vertical, em TerraUm, e fomos para uma relação horizontal entre as pessoas, em TerraDois, que se traduz em 16 mudanças fundamentais, estabelecidas a título de exercício, pois poderiam ser listadas mais ou menos mudanças. Cito-as e comento algumas brevemente:

**1.** O líder moderno, TerraUm, é vertical, burocrata, protocolar, pede disciplina. O líder atual, pós-moderno, TerraDois, é horizontal, específico, flexível, pede consequência.

**2.** O líder TerraUm atribui notas a seus liderados. O líder TerraDois atribui responsabilidades. Para se atribuir notas é necessário haver um padrão, o que é típico de TerraUm. Em TerraDois a variação é estimulada e o limite não é o padrão, mas a responsabilidade subjetiva de cada um.

**3.** O líder TerraUm corrige e dirige. O TerraDois inspira e entusiasma.

**4.** O líder TerraUm tem status. O líder TerraDois tem estilo. Status é uma característica a ser exibida para impressionar o outro, tal como balançar no pulso um relógio milionário. Estilo, muito diferentemente, diz respeito a um prazer de bem-estar singular, sem exibição.

**5.** O líder TerraUm se vale da razão asséptica, sem contaminação subjetiva. O TerraDois, da razão sensível.

**6.** O líder TerraUm privilegia a interdisciplinaridade. O TerraDois, a quebra das fronteiras, a indisciplinaridade (nada a ver com bagunça…).

**7.** O líder TerraUm é atento ao principal. O TerraDois conectado ao geral.

**8.** O líder TerraUm estimula a eficiência do próprio líder. O TerraDois, a criação da diversidade.

**9**. O líder TerraUm comunica. O TerraDois envolve.

**10.** O líder TerraUm é moralista. O TerraDois é ético.

**11.** O líder TerraUm se assegura em certezas. O TerraDois convive com as ambiguidades.

**12.** O líder TerraUm busca o lucro no mundo. O TerraDois associa o lucro com a construção do mundo.

**13.** O líder TerraUm diz que o cliente é rei. O TerraDois, que o cliente é cidadão.

**14.** O líder TerraUm avisa dos perigos, é precavido. O TerraDois incentiva a inovação responsável.

**15.** O líder TerraUm patrocina a cultura. O TerraDois é editor de cultura.

**16.** O líder TerraUm projeta o futuro. O TerraDois o inventa.

Como resistir à tentação, agora, de se perguntar: sou TerraUm ou sou TerraDois?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura