Uncategorized

A liderança será extinta?

Compartilhar:

**IDEIAS-CHAVE**

Imagine que uma empresa terá seus processos de decisão cada vez mais automatizados. Sobrará espaço para os gestores e líderes na organização ou a tecnologia expulsará grande parte deles? Conforme o estudo que abre este Dossiê, as máquinas fortalecerão os líderes de carne e osso, permitindo que se concentrem em elaborar as perguntas certas, abordar as exceções, tolerar a ambiguidade e empregar habilidades soft onde estas forem necessárias. Outros textos detalham como os líderes vão ganhar força:

(1) Criando ambientes colaborativos

(2) Defendendo causas que motivem 

(3) Tornando-se exponenciais, com capacidade de fazer  a organização crescer muito e rápido

(4) Liderando os três tipos de seguidores

**APLICAÇÕES PRÁTICAS**

**Criar colaboração**

•  O líder deve atrair talentos distintos para  a empresa e providenciar para que se conheçam  e consigam trabalhar  bem juntos. 

•  O líder deve fazer uma transição radical da cultura existente para uma cultura colaborativa, mudando a maneira de avaliar os funcionários –o desempenho dos profissionais deve ser medido pelos colegas mais do que pelos chefes. 

•  Especificamente o gerente médio precisa parar de controlar tarefas e informações dos subordinados e passar a operar como “anfitrião” de uma “festa” colaborativa.

**Defender causas**

•  O líder deve adotar o modelo de gestão “de dentro para fora”. Isso requer que ele posicione a empresa com base nas crenças, nas causas, no que vem “do coração” das pessoas –não no contexto externo.

**Gerar crescimento exponencial**

•  O  líder deve buscar fazer o negócio crescer exponencialmente –crescer muito e rápido. Isso requer novas habilidades, como  as de ser, de fato, defensor do cliente, experimentador de coisas e autoconfiante.

**Incluir todos os  seguidores** 

•  O líder tem de parar de gerenciar só quem abraça suas propostas e lidar com os mais céticos –são muito úteis.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura