Editorial

A primeira vez

Compartilhar:

“Queremos nos desculpar publicamente
com 2019 por tudo o que falamos dele.”

Se me lembro bem, a primeira vez que ri dessa piada foi lá pelo mês de março. Ela veio atravessando o ano com resiliência e, em novembro, ainda estava circulando – e provocando risos. Só que, em novembro, eu ri menos. O que mudou? Eu. Foi um ano de múltiplos e intensos aprendizados. E se não reconhecemos isso, corremos o risco de não consolidar o aprendizado e, portanto, de não melhorar com ele. Pior, corremos o risco de não honrar todos os que sofreram e se sacrificaram na pandemia.

Estou assim reflexivo porque esta é a última edição do ano de HSM Management, e como 2020 acabou se transformando num experimento coletivo global, do qual fomos cobaias, o balanço anual fica um pouco diferente. Para usar a analogia mais potente do momento, muitos de nós trabalhamos, intuitivamente, no modo “vacina” e “placebo”. Foi como se, em cada aspecto dos nossos negócios e carreiras (pelo menos os principais), tivéssemos injetado uma vacina (fazendo algo diferente) ou um placebo (mantendo a coisa como estava na essência). Houve casos em que a vacina nos trouxe resultados melhores que o placebo, houve casos em que os resultados foram piores. Tudo isso feito de maneira intensa, acelerada. Você deve ter vivido isso também.

Impossível não aprender, certo?!

Aqui na HSM muitas vacinas funcionaram, como a reinvenção de um dos maiores eventos de gestão da América Latina, a HSM Expo, que recebeu o Now no intuito de marcar o agora em uma versão online e totalmente gratuita. Jamais imaginaríamos celebrar 20 anos dessa forma e, honestamente, não poderia ter sido melhor. Foram 50 mil inscritos e mais de 25 mil pessoas que nos acompanharam ao vivo e online. Desde setembro rodamos uma Expo a cada 15 dias e foram mais de 159 horas de conteúdo. Não bastasse, inauguramos o Learning Village, o primeiro hub de inovação focado em educação da América Latina, a sede da Singularity University no Brasil e um novo ecossistema de educação. Crescemos como nunca nossa plataforma de educação corporativa, o HSM Academy 100% digital. Lançamos cursos B2C, como o Digital On Board, que é, inclusive, abordado numa das excelentes reportagens desta edição. Ufa! Houve placebos? Com certeza! Rodamos duas edições do Executive Program mantendo sua essência de conexão e experiência presencial. Mas teve um placebo que me marcou muito e que sempre foi a essência da HSM, a de resiliência. Isso mantivemos, e como foi importante.

Esta edição, de certo modo, celebra e coroa todos os aprendizados de 2020, para todos os gestores e empresas, ao estampar na capa o farol dos negócios e dos países no século 21: ESG, sigla que significa ecoambiental, social e governança. Muitos foram pegos de surpresa e estão embarcando em cima da hora no assunto, mas, como veículo que fala disso desde que nasceu, só podemos dizer: sejam bem-vindos. Só que é preciso querer fazer bem-feito, não um washing (mesmo que sem querer), e o nosso Dossiê explica como. Em Contagem Regressiva, a entrevista de John Elkington, uma espécie de pai do ESG, também merece total atenção.

Foi, sem dúvida um ano de muita dor. Vidas foram desperdiçadas, negócios faliram e sonhos viraram pesadelos. Mas, para privilegiados que conseguiram segurar o tranco, entre os quais nos incluímos, foi um ano transformador e de grandes aprendizados. Despeço-me emocionado por ter chegado até aqui, sempre aprendendo, reaprendendo e desaprendendo. Este ano fiz muitas coisas pela primeira vez. E esta revista cumpriu a missão ao me apoiar em cada uma dessas estreias. Espero que tenhamos contribuído um pouquinho para você também.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando a IA desafia o ESG: o dilema das lideranças na era algorítmica

A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Liderança
Transições de liderança tem muito mais relação com a cultura e cultura organizacional do que apenas a referência da pessoa naquela função. Como estão estas questões na sua empresa?

Roberto Nascimento

6 min de leitura
Inovação
Estamos entrando na era da Inteligência Viva: sistemas que aprendem, evoluem e tomam decisões como um organismo autônomo. Eles já estão reescrevendo as regras da logística, da medicina e até da criatividade. A pergunta que nenhuma empresa pode ignorar: como liderar equipes quando metade delas não é feita de pessoas?

Átila Persici

6 min de leitura
Gestão de Pessoas
Mais da metade dos jovens trabalhadores já não acredita no valor de um diploma universitário — e esse é só o começo da revolução que está transformando o mercado de trabalho. Com uma relação pragmática com o emprego, a Geração Z encara o trabalho como negócio, não como projeto de vida, desafiando estruturas hierárquicas e modelos de carreira tradicionais. A pergunta que fica: as empresas estão prontas para se adaptar, ou insistirão em um sistema que não conversa mais com a principal força de trabalho do futuro?

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
US$ 4,4 trilhões anuais. Esse é o prêmio para empresas que souberem integrar agentes de IA autônomos até 2030 (McKinsey). Mas o verdadeiro desafio não é a tecnologia – é reconstruir processos, culturas e lideranças para uma era onde máquinas tomam decisões.

Vitor Maciel

6 min de leitura
ESG
Um ano depois e a chuva escancara desigualdades e nossa relação com o futuro

Anna Luísa Beserra

6 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar na era digital: como a ousadia, a IA e a visão além do status quo estão redefinindo o sucesso empresarial

Bruno Padredi

5 min de leitura
Liderança
Conheça os 4 pilares de uma gestão eficaz propostos pelo Vice-Presidente da BossaBox

João Zanocelo

6 min de leitura
Inovação
Eventos não morreram, mas 78% dos participantes já rejeitam formatos ultrapassados. O OASIS Connection chega como antídoto: um laboratório vivo onde IA, wellness e conexões reais recriam o futuro dos negócios

Vanessa Chiarelli Schabbel

5 min de leitura
Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura
Liderança
Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.

Caroline Verre

4 min de leitura