Editorial

A primeira vez

Compartilhar:

“Queremos nos desculpar publicamente
com 2019 por tudo o que falamos dele.”

Se me lembro bem, a primeira vez que ri dessa piada foi lá pelo mês de março. Ela veio atravessando o ano com resiliência e, em novembro, ainda estava circulando – e provocando risos. Só que, em novembro, eu ri menos. O que mudou? Eu. Foi um ano de múltiplos e intensos aprendizados. E se não reconhecemos isso, corremos o risco de não consolidar o aprendizado e, portanto, de não melhorar com ele. Pior, corremos o risco de não honrar todos os que sofreram e se sacrificaram na pandemia.

Estou assim reflexivo porque esta é a última edição do ano de HSM Management, e como 2020 acabou se transformando num experimento coletivo global, do qual fomos cobaias, o balanço anual fica um pouco diferente. Para usar a analogia mais potente do momento, muitos de nós trabalhamos, intuitivamente, no modo “vacina” e “placebo”. Foi como se, em cada aspecto dos nossos negócios e carreiras (pelo menos os principais), tivéssemos injetado uma vacina (fazendo algo diferente) ou um placebo (mantendo a coisa como estava na essência). Houve casos em que a vacina nos trouxe resultados melhores que o placebo, houve casos em que os resultados foram piores. Tudo isso feito de maneira intensa, acelerada. Você deve ter vivido isso também.

Impossível não aprender, certo?!

Aqui na HSM muitas vacinas funcionaram, como a reinvenção de um dos maiores eventos de gestão da América Latina, a HSM Expo, que recebeu o Now no intuito de marcar o agora em uma versão online e totalmente gratuita. Jamais imaginaríamos celebrar 20 anos dessa forma e, honestamente, não poderia ter sido melhor. Foram 50 mil inscritos e mais de 25 mil pessoas que nos acompanharam ao vivo e online. Desde setembro rodamos uma Expo a cada 15 dias e foram mais de 159 horas de conteúdo. Não bastasse, inauguramos o Learning Village, o primeiro hub de inovação focado em educação da América Latina, a sede da Singularity University no Brasil e um novo ecossistema de educação. Crescemos como nunca nossa plataforma de educação corporativa, o HSM Academy 100% digital. Lançamos cursos B2C, como o Digital On Board, que é, inclusive, abordado numa das excelentes reportagens desta edição. Ufa! Houve placebos? Com certeza! Rodamos duas edições do Executive Program mantendo sua essência de conexão e experiência presencial. Mas teve um placebo que me marcou muito e que sempre foi a essência da HSM, a de resiliência. Isso mantivemos, e como foi importante.

Esta edição, de certo modo, celebra e coroa todos os aprendizados de 2020, para todos os gestores e empresas, ao estampar na capa o farol dos negócios e dos países no século 21: ESG, sigla que significa ecoambiental, social e governança. Muitos foram pegos de surpresa e estão embarcando em cima da hora no assunto, mas, como veículo que fala disso desde que nasceu, só podemos dizer: sejam bem-vindos. Só que é preciso querer fazer bem-feito, não um washing (mesmo que sem querer), e o nosso Dossiê explica como. Em Contagem Regressiva, a entrevista de John Elkington, uma espécie de pai do ESG, também merece total atenção.

Foi, sem dúvida um ano de muita dor. Vidas foram desperdiçadas, negócios faliram e sonhos viraram pesadelos. Mas, para privilegiados que conseguiram segurar o tranco, entre os quais nos incluímos, foi um ano transformador e de grandes aprendizados. Despeço-me emocionado por ter chegado até aqui, sempre aprendendo, reaprendendo e desaprendendo. Este ano fiz muitas coisas pela primeira vez. E esta revista cumpriu a missão ao me apoiar em cada uma dessas estreias. Espero que tenhamos contribuído um pouquinho para você também.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Empreendedorismo
88% dos profissionais confiam mais em líderes que interagem (Edelman), mas 53% abandonam perfis que não respondem. No LinkedIn, conteúdo sem engajamento é prato frio - mesmo com 1 bilhão de usuários à mesa

Bruna Lopes de Barros

0 min de leitura
ESG
Mais que cumprir cotas, o desafio em 2025 é combater o capacitismo e criar trajetórias reais de carreira para pessoas com deficiência – apenas 0,1% ocupam cargos de liderança, enquanto 63% nunca foram promovidos, revelando a urgência de ações estratégicas além da contratação

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O SXSW revelou o maior erro na discussão sobre IA: focar nos grãos de poeira (medos e detalhes técnicos) em vez do horizonte (humanização e estratégia integrada). O futuro exige telescópios, não lupas – empresas que enxergarem a IA como amplificadora (não substituta) da experiência humana liderarão a disrupção

Fernanda Nascimento

5 min de leitura
Liderança
Liderar é mais do que inspirar pelo exemplo: é sobre comunicação clara, decisões assertivas e desenvolvimento de talentos para construir equipes produtivas e alinhada

Rubens Pimentel

4 min de leitura
ESG
A saúde mental no ambiente corporativo é essencial para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, exigindo ações como conscientização, apoio psicológico e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Nayara Teixeira

7 min de leitura
Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura
Empreendedorismo
Processos Inteligentes impulsionam eficiência, inovação e crescimento sustentável; descubra como empresas podem liderar na era da hiperautomação.

Tiago Amor

6 min de leitura
Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura
Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura