Artigos

Liderança, Times e Cultura
Visitas especiais a empresas, polos de inovação e eventos podem representar um salto na carreira de qualquer profissional. Esse tipo de experiência, quando conduzido com competência, traz aprendizados e insights de maneira concentrada, além de promover networking. Esta reportagem o exemplifica com missões à China.

Sandra Regina da Silva

Liderança, Times e Cultura
White papers registram o que se faz em uma organização e, assim, são uma ferramenta de gestão de conhecimento, de comunicação e de construção de autoridade. A prática começou em organismos governamentais, mas se popularizou na área de tecnologia e em comunicação, e hoje se espalha. Como este artigo ensina, outros formatos de documentação são possíveis, mas o white paper se destaca pelo esforço que exige – que induz o aprendizado.

Adriana Salles Gomes

Uncategorized
Uma pessoa com consciência dos quatro “tijolos” básicos para construir sua carreira – tijolos esses compreendidos pelas empresas – sempre leva vantagem sobre quem vai formar sua carreira sem consciência ou intenção. Este artigo, de um coach e headhunter, detalha os formatos: progressão linear, o especialista, progressão em espiral e posições transitórias.

Augusto Dias Carneiro

Coluna: Trabalho 4.0
Em 2024, em vez de lutar contra o trabalho, tome uma atitude e procure um lugar que faça sentido com suas escolhas de vida. Acredite: ele existe

Daniela Diniz

Gestão de Pessoas
Mapeamento mostra que 10% dos colaboradores de empresas brasileiras, se projetada a amostra, já chegaram a pensar em acabar com a própria vida. Mulheres são maioria. Daí a importância crescente da campanha “Janeiro Branco” nas empresas

Fátima Macedo

Liderança, Times e Cultura
Cada vez mais associados aos índices de produtividade e à redução de custos operacionais, a criação ambientes seguros e os modelos de cuidado integral começam a ganhar espaço na agenda da alta liderança

Thomaz Gomes

Coluna: Alexandre Waclawovsky
É preciso entender o caldo multicultural e geracional sem saudosismos; isso implica entender, por exemplo, um fenômeno como a influencer chinesa Zheng Xiang Xiang

Alexandre Waclawovsky

Sustentabilidade
Pesquisa global do Gartner revela que 70% das empresas têm metas e KPIs inúteis – “metas-bullshit”, como as denominou um livro. O problema é que a suposta “performance” vem com uma série de efeitos colaterais, sendo tudo menos sustentável

Lisia Prado

Diversidade
É nos esportes que o preconceito contra pessoas mais experientes no mercado de trabalho fica mais evidente. É possível combatê-lo? Até quando agiremos como se a maior longevidade não fosse uma realidade que chegará à maioria?

Fran Winandy

Estratégia e Execução
O design de futuros é um processo divergente-convergente, com fases exploratórias e decisórias; oito orientações ajudam a construir caminhos de futuro no curto, médio e longo prazo

Gustavo Donato

Uncategorized
As novas missões são pelo menos sete. Entre outras coisas, os líderes precisarão implantar o padrão de carimbar os materiais informando que houve uso de IA ali

Wilian Domingues

Marketing e vendas
Conheça as possibilidades e aplicações efetivas dessa nova tecnologia; há pelo menos três uso práticos muito claros para as marcas

Eduardo Paraske

Dossiê HSM
Charlene Li, que pôs as mídias sociais no radar empresarial, afirma: os novos líderes não precisam só existir online; eles também devem ter mindset de disrupção. Para isso, há dez diretrizes

Adriana Salles

Liderança
Os líderes de empresas de tecnologia não têm o monopólio da liderança adequada à nova economia. Confira o porquê nesta conversa aberta sobre tecnologia, sustentabilidade, arte, negócios e gestão de pessoas com o fundador e CEO da Chilli Beans

Leonardo Pujol

HSM+: Arquétipos
No HSM+, Ron Adner, Donald Sull, Anna Lembke e Karim Lakhani deixam clara a necessidade dos quatro arquétipos de gestores para gerar valor hoje: o líder focado em estratégia é o rei de ouros (o aspecto material); focado em cultura, rei de paus (o espiritual); a líder voltada às pessoas é a dama de copas (as emoções;) e o inovador da tecnologia, o valete de espadas (as ferramentas)

Adriana Salles Gomes

Dossiê 3: Conexão
Em um cenário corporativo em constante transformação, há uma revolução silenciosa individual em andamento. Mais e mais executivos que um dia lideraram grandes corporações vêm optando por fazer carreira solo. Mais surpreendente ainda, talvez, é que essa mudança tem sido vista com bons olhos

Bruno Stefani

Dossiê 1: Disrupção
Fala-se muito em ser data-driven e, de fato, ter dados é crucial nos dias atuais. Mas está longe de bastar: a diferenciação no ambiente competitivo atual depende da inovação, a partir do design thinking. Mas isso não significa só um processo. Trata-se de ter uma organização inteira de pessoas com 11 competências-chave

Priscila Alcântara

Editorial
Essa 160ª edição da HSM Management contém quatro super Dossiês, em vez de um, para espelhar o HSM+, que tem quatro eixos temáticos. São eles: disrupção, regeneração, conexão e coragem

Reynaldo Gama

Coprodução HSM Management + Audencia
Conheça o arcabouço de habilidades necessárias para ser um líder melhor em 2024

Leonardo Guimarães

Dossiê 1: Disrupção
Entre as principais alavancas estão a liderança ambidestra e a organização design-driven

Redação HSM Management