Artigos
Tecnologia e inovação
Essa tecnologia é uma alternativa promissora para suprir a demanda por desenvolvedores de aplicativos e permitir que empresas continuem expandindo seus negócios. Além de abrir espaço para ocupação de posições antes consideradas impossíveis por profissionais de outras áreas
Renata Sampaio
Cultura organizacional
Os componentes da identidade organizacional se ramificaram em tantos pedaços que realmente ficou difícil entender como eles se conectam. Que tal fazer uma tentativa?
Bruna Gomes Mascarenhas
Dossiê HSM
Desenhar uma experiência de consumo ou de trabalho pensando na memória que aquilo vai gerar no cliente ou funcionário talvez venha a ser a grande guerra nos próximos anos. É a memória que faz as pessoas se engajarem
Sandra Regina da Silva
Dossiê HSM
Ferramenta estratégica de impacto nos negócios, a experiência do cliente (CX, na sigla em inglês) ainda é um conceito mal interpretado e mal aplicado. Porém, o segredo do método passa por resolver problemas antes de tentar “encantar” as pessoas
Rodrigo Tavares
Dossiê HSM
Quando se trata de employee experience, vive-se um drama no mercado brasileiro. As armadilhas na implementação de um projeto de employer branding – ou employee branding, como tratado aqui –, podem derrotar as empresas. O assunto é desafiador, mas uma possibilidade é usar o método de cultura de Richard Barrett como framework
Ulisses Zamboni
ESG
O conselho de administração deve ser responsável pelo avanço da agenda socioambiental e climática nas organizações, exercendo influência no envolvimento de todos os elos e partes interessadas, com consistência e perenidade
Beatriz Zaplana
Dossiê HSM
O novo ambiente competitivo é “figital” – combina as dimensões física, digital e social. Nele, a oferta e a experiência dos consumidores não mais se limitam a canais. Há, isto sim, interações em comunidades de ecossistemas de negócios que são habilitadas por plataformas, mas que fluem entre a internet e o mundo de tijolo-e-cimento. Acaba o marketing de produto e nasce uma nova área de marketing – esta, central ao negócio.
Rosário Pompéia
Editorial
A 157ª edição da HSM Management tem como tema principal a experiência total que as empresas oferecem às pessoas com que se relacionam, como prover boas experiências a clientes, funcionários e outros stakeholders
Reynaldo Gama
Contagem regressiva
A startup Cyrano.ai acrescentou psicologia para oferecer “empatia artificial” à inteligência artificial e gerar oxitocina, como diz seu CEO e cofundador, Scott Sandland, nesta entrevista. Ele esteve em São Paulo para o evento Apix 2023
Pedro Nascimento e Sandra Regina da Silva
Direto ao ponto
As receitas para ser bom líder pareciam mudar, mas mudaram mesmo agora
Redação HSM Management
Direto ao ponto
Artigo sugere que eles sejam MVPs para uma nova organização
Redação HSM Management
Direto ao ponto
Conteúdo traz a sugestão de seis padrões de segurança para todo o mercado
Redação HSM Management
Direto ao ponto
Estudo nos Estados Unidos confirma que os empréstimos crescem
Redação HSM Management
Dossiê HSM
O Dossiê HSM da 157ª edição da HSM Management trata da experiência total que as empresas oferecem às pessoas com que se relacionam, como rover boas experiências a clientes, funcionários e outros stakeholders
Redação HSM Management
Dossiê HSM
Pesquisas como as de base neurocientífica são instrumentos poderosos para alavancar a CX. Mas há muitas possibilidades, desde as tradicionais pesquisas de mercado, até o design thinking e o analytics de dados para conhecer o cliente. Para a entrega da experiência, uso intensivo de tecnologia
Sandra Regina da Silva
Dossiê HSM
Insatisfeita com as ferramentas tradicionais de marketing, a pernambucana Iquine, terceira maior produtora de tintas do Brasil, resolveu investir na criação de uma comunidade online para conectar pintores de todo o País. Nas próximas páginas, a empresa explica como e por que decidiu lançar essa espécie de rede social, e quais os impactos já sentidos em uma indústria tradicionalmente marcada por relações analógicas entre fabricantes, prestadores de serviços e clientes.
Magaly Marinho e Socorro Macedo
Dossiê HSM
Está chegando a hora de as empresas analisarem e desenharem o trabalho remoto com lente interseccional – com atenção aos impactos de gênero, raça, origem, deficiências e outros
Sarah Kaplan, Carmina Ravanera e Kim de Laat
Assunto pessoal
Conforme estudo FEEx, da FIA, o ambiente corporativo continua a afetar a vida das pessoas no Brasil mesmo sem pandemia e com apoio psicológico
Sandra Regina da Silva
Assunto pessoal
Referência no tema, a britânica Poppy Jaman mostra como as empresas podem lidar melhor com a epidemia de distúrbios emocionais
Redação HSM Management
Assunto pessoal
O livro "Jerks at work", da especialista Tessa West, da New York University, lista cinco táticas
Redação HSM Management
Assunto pessoal
As sugestões vêm da expert em liderança sob pressão Nancy Koehn, de Harvard