Artigos
Customer experience
É até óbvio falar sobre a importância da satisfação do cliente para o seu negócio não ruir. Mas o que separa empresas bem-sucedidas das que atingem resultados medianos é a antecipação dos problemas e das necessidades da clientela
Pedro Augusto Balsemão
Intraempreendedorismo
Seis aprendizados da vivência de quatro anos trabalhando no dia a dia de sete startups listados para provocar e refletir acerca do mundo corporativo, do intraempreendedorismo e da inovação
Alexandre Waclawovsky
ESG
Poucas são as organizações que fazem uso dos três pilares da agenda ESG. A inteligência artificial e o blockchain podem ser fortes aliados das empresas para o avanço da prática de governança ambiental, social e corporativa
Ivan Cruz
Gestão de Pessoas
A pauta sobre a necessidade da área de recursos humanos ser estratégica é recente no mercado de trabalho, mas essencial para o cenário atual. Uma gestão de pessoas adequada deve ter um forte alinhamento interno, com colaboradores engajados e incansáveis na busca por resultados
Marcus Vaccari
Tecnologia e inovação
Estruturar equipes de tecnologia para acompanhar e evoluir com o crescimento do negócio, com métricas e definições de sucesso transparentes, além de uma liderança disposta a encarar decisões difíceis, é essencial hoje em dia
Gleicon Moraes
Cultura organizacional
Divulgação da faixa salarial, desclassificação de fumantes e horas extras mandatórias são alguns dos curiosos achados entre as 200 vagas de emprego dos Estados Unidos analisadas em dissertação de mestrado
Bruna Gomes Mascarenhas
ESG
A experiência do consumidor e a agenda ESG se entrelaçam quando os consumidores escolhem consumir e se associar a marcas sustentavelmente responsáveis, que buscam um propósito e têm um olhar mais humano e consciente
Vinícius Tolentino
Artigo
O futuro do Brasil, e de qualquer país, passa por empresas de base tecnológica. O melhor caminho para isso é o da descentralização das políticas públicas de fomento para as cidades. Veja alguns casos promissores, no Rio Grande do Sul, e conheça os passos necessários que os municípios brasileiros devem dar para se chegar lá
Paulo Renato Ardenghi
Dossiê HSM
Faltam pessoas às empresas de tecnologia – que, cada vez mais, são todas as empresas. Tanto especialistas como generalistas digitalmente letrados, o que inclui algumas novas habilidades, como visão de futuro. No caso dos especialistas, o esforço depende de uma estratégia nacional, embora tenha algumas soluções rápidas
Redação de HSM Management
Dossiê HSM
O Dossiê da 158ª edição da HSM Management tem como tema principal que toda empresa é uma empresa de tecnologia, assim como todo profissional
Redação HSM Management
Tecnologia e inovação
Com o uso das inovações tecnológicas, os empreendedores podem criar experiências turísticas mais convenientes, personalizadas e envolventes, que transcedem as expectativas dos viajantes
Renata Franco
Conteúdo exclusivo Singularity University
A análise de tendências é uma capacidade única do ser humano de relacionar causas e consequências entre fatos ocorridos com grandes intervalos de tempo. No entanto, essa habilidade, que é uma vantagem evolutiva, também pode gerar vulnerabilidade
Carla Tieppo
Estratégia e Execução
Não podemos nos contentar com soluções lineares que não dão conta da complexidade. a construção do pensamento complexo é o principal desafio a ser enfrentado neste momento
Carla Tieppo
Saúde Mental
Líderes podem enfrentar desafios na gestão do próprio estresse ao priorizar apenas a saúde mental dos seus liderados. Mas é possível trabalhar em benefício próprio, assim como de seus colaboradores
Inteligência artificial e gestão
Há uma necessidade urgente do Brasil acelerar o progresso na adoção e integração da inteligência artificial. Mas é preciso uma abordagem abrangente que englobe a cultura organizacional, o alinhamento estratégico e a colaboração entre os setores
Ricardo Villaça
Inovação
O talent as a service é uma evolução do modelo freelancer e tem o potencial de transformação para a sua empresa. Além da possibilidade de acessar grandes habilidades e talentos de uma forma mais ágil, econômica e efetiva
Alexandre Waclawovsky
Carreira
Os profissionais mais experientes já sabem que o networking consiste em construir relacionamentos autênticos, compartilhar conhecimentos e experiências, e criar uma rede de apoio mútuo, mas, no início da carreira, é preciso saber que deve-se explorar o seu verdadeiro poder
Sabina Augras e Laura Fuks
Coprodução HSM Management + Copastur
O comportamento do consumidor mudou depois em 2020 e, no setor de turismo, não foi diferente. Veja as tendências de "turistar" de modo tech e sustentável
Ticiana Werneck
Inovação
A humanização da relação advogado-cliente se baseia em tratar os clientes como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. É preciso ouvir atentamente, ser empático e compreender as questões emocionais que estão subjacentes aos problemas legais
Rayff Machado
Diversidade
Startups fundadas por mulheres recebem menos investimentos do que as lideradas por homens, mas elas faturam mais. Organizações precisam tomar a iniciativa de investir mais no empreendedorismo feminino
Carolina Gilberti
Artigo
O framework da “teoria das restrições” ajuda a identificar os gargalos, elos mais fracos, fatores quaisquer que limitam a busca de um objetivo, e gerenciá-los para que deixem de ser limitantes, e, somado a tecnologia e dados, pode endereçar o atual desafio de supply chain