Estratégia e Execução

Como um business partner pode ajudar a tornar o seu RH mais estratégico

A análise de dados e o estreitamento da relação entre os e os negócios pode transformar a sua empresa
Thiago Gomes é CEO do Smartleader, plataforma que ajuda departamentos de RH e líderes na gestão de desempenho de suas equipes.

Compartilhar:

Já não é mais segredo que a estratégia de gestão de pessoas e RH se tornou um fator determinante para o bom desempenho de empresas, de diferentes mercados e setores. Nossa área interage cada vez mais com diferentes departamentos entre as organizações, com um papel crucial para retenção de talentos, criação de novas lideranças e, especialmente, no alinhamento entre os objetivos da companhia e seus respectivos colaboradores.

Desta forma, é imprescindível contar com conceitos, ferramentas e metodologias que fortaleçam a atuação da área, em todas as suas frentes. Graças ao movimento de expansão que temos observado hoje, líderes e gestores contam com alternativas diversificadas para potencializar o desempenho de equipes e promover o desenvolvimento esperado.

Neste contexto, o business partner tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Isso porque o formato de trabalho apresenta, justamente, a proposta de conectar a área de negócios com as práticas de gestão de pessoas, com o intuito de contribuir com uma atuação ainda mais estratégica dos profissionais de RH, além de estimular melhores resultados internos. Como reflexo do sucesso deste método, dentre as profissões de recursos humanos, o parceiro de negócios (BP) é um dos cargos mais procurados e bem remunerados no atual mercado, de acordo com [levantamento da PageGroup para 2023](https://www.michaelpage.com.br/estudos-e-tendencias/estudo-de-remuneracao-2023).

Por isso, o profissional business partner atua como um elo entre a liderança executiva e o RH. Em um cenário em que desafios de mercado estão relacionados ao lado humano da empresa, contar com o business partner pode ser um grande diferencial. Além disso, contar com um profissional de recursos humanos em contato próximo com a liderança executiva torna o RH ainda mais estratégico e assertivo, desta forma, a conexão criada pelo business partner se torna muito importante.

Mas, apesar do grande potencial que este método apresenta, ainda existem desafios a serem superados. Recentemente, o relatório [Insight222 – People Analytics Trends 2021](https://publications.myhrfuture.com/peopleanalyticstrends2021) revelou que apenas 41% dos parceiros de negócios (BP) de RH acreditam ser capazes de conversar com líderes de negócios sobre os dados coletados por ferramentas de gestão de equipes.

O indicador evidencia que não basta apenas contar com um profissional dedicado a este trabalho, mas é necessário uma mudança total de mindset, permitindo que a aproximação e as respectivas mudanças aconteçam de maneira fluida em todos os níveis de atuação e senioridade. Uma outra alternativa é pensar no desenvolvimento interno de um profissional para a função de business partner, com treinamento específico, desenvolvimento de soft skills e apoio de especialistas ou agentes externos.

A grande questão é que gestão estratégica é uma etapa imprescindível na jornada para o sucesso nos negócios, portanto, as empresas que adotam práticas para melhorias neste quesito fortalecem o trabalho do RH e, consequentemente, ganham visibilidade, reputação e engajamento – fatores determinantes para se diferenciar no mercado.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Diferente da avaliação anual tradicional, o modelo de feedback contínuo permite um fluxo constante de comunicação entre líderes e colaboradores, fortalecendo o aprendizado, o alinhamento de metas e a resposta rápida a mudanças.

Maria Augusta Orofino

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura