Estratégia e Execução

Como vender suas ideias

Artigo da revista Rotman Management mostra como os funcionários aprendem a vender suas ideias criativas a seus superiores

Compartilhar:

Um aspecto comum à maioria dos programas de inovação das empresas é a dificuldade dos funcionários em vender suas ideias. Criatividade não falta; o problema é fazer com que os gestores levem as propostas em consideração. Em artigo publicado na revista Rotman Management, os especialistas Shuye Lu, Kathryn M. Bartol e Vijaya Venkataramani mostram como os profissionais podem ser proativos e, assim, conquistar o reconhecimento por suas ideias. 

Basicamente, os autores abordam dois mecanismos, que são embalar e vender:

Embalar: é a definição de como uma questão é estruturada e apresentada. Inclui quais aspectos destacar, se serão expostos cases, se haverá uma linha central de argumentação ou se serão consideradas linhas paralelas, e assim por diante. 

Vender: o sucesso depende, em grande parte, de se contar com um bom processo de venda, a chamada “influência ascendente”, ou seja, táticas utilizadas pelos funcionários a fim de persuadir os superiores a adotar o ponto de vista deles. Há quatro tipos principais de táticas de influência que tendem a ser eficazes, segundo os autores: 

1. **Persuasão racional:** usar argumentos racionais e fatos relevantes para demonstrar que a solicitação ou proposta é viável e pertinente.  
2. **Consulta:** abrir espaço para que o outro ofereça sugestões ou planos de ajuda para o esforço proposto. 
3.  **Inspiração:** partir, implícita ou explicitamente, de valores e ideais do outro, ou se esforçar a fim de se conectar emocionalmente.
4. **Colaboração:** oferecer a assistência ou os recursos necessários, desde que o outro atenda a uma solicitação ou concorde com uma proposta. 

No que diz respeito à forma como as propostas são embaladas, os autores recorrem ao conceito de “sanção da ideia”, por meio de recursos que tornem mais tangível o que está sendo apresentado. Para isso, pode-se utilizar animação, apresentações, protótipos, pôsteres, esboços, maquetes e simulações, por exemplo. 

Esse processo traz algumas vantagens claras: **Confere concretude a um novo pensamento.** Os protótipos, por exemplo, fornecem informações ricas sobre a ideia, em relação ao que já é familiar às pessoas, reduzem a incerteza sobre o que é proposto e contribuem para maior compreensão e reconhecimento mútuos.

**Fornece pistas relevantes e vívidas.** Recursos visuais tornam a apresentação “emocionalmente interessante, com imagens concretas e provocantes, e se aproxima de forma sensorial, temporal ou espacial”. 

**Facilita a transferência de conhecimento.** O suporte visual e físico ajuda a retratar a ideia do ponto de vista da forma e da função, facilitando a transferência de conhecimento sobre a natureza da proposta. 

_© Rotman Management_

_Editado com autorização da Rotman School of Management, ligada à University of Toronto. Todos os direitos reservados._

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Inovação
Hábitos culturais e volume de usuários dão protagonismo ao Brasil na evolução de serviços financeiros por aplicativos de mensageria

Rodrigo Battella

0 min de leitura
Uncategorized
Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Ana Fontes

4 min de leitura
Uncategorized
Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
Uncategorized
A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Edward Tse

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura