Estratégia e Execução

Como vender suas ideias

Artigo da revista Rotman Management mostra como os funcionários aprendem a vender suas ideias criativas a seus superiores

Compartilhar:

Um aspecto comum à maioria dos programas de inovação das empresas é a dificuldade dos funcionários em vender suas ideias. Criatividade não falta; o problema é fazer com que os gestores levem as propostas em consideração. Em artigo publicado na revista Rotman Management, os especialistas Shuye Lu, Kathryn M. Bartol e Vijaya Venkataramani mostram como os profissionais podem ser proativos e, assim, conquistar o reconhecimento por suas ideias. 

Basicamente, os autores abordam dois mecanismos, que são embalar e vender:

Embalar: é a definição de como uma questão é estruturada e apresentada. Inclui quais aspectos destacar, se serão expostos cases, se haverá uma linha central de argumentação ou se serão consideradas linhas paralelas, e assim por diante. 

Vender: o sucesso depende, em grande parte, de se contar com um bom processo de venda, a chamada “influência ascendente”, ou seja, táticas utilizadas pelos funcionários a fim de persuadir os superiores a adotar o ponto de vista deles. Há quatro tipos principais de táticas de influência que tendem a ser eficazes, segundo os autores: 

1. **Persuasão racional:** usar argumentos racionais e fatos relevantes para demonstrar que a solicitação ou proposta é viável e pertinente.  
2. **Consulta:** abrir espaço para que o outro ofereça sugestões ou planos de ajuda para o esforço proposto. 
3.  **Inspiração:** partir, implícita ou explicitamente, de valores e ideais do outro, ou se esforçar a fim de se conectar emocionalmente.
4. **Colaboração:** oferecer a assistência ou os recursos necessários, desde que o outro atenda a uma solicitação ou concorde com uma proposta. 

No que diz respeito à forma como as propostas são embaladas, os autores recorrem ao conceito de “sanção da ideia”, por meio de recursos que tornem mais tangível o que está sendo apresentado. Para isso, pode-se utilizar animação, apresentações, protótipos, pôsteres, esboços, maquetes e simulações, por exemplo. 

Esse processo traz algumas vantagens claras: **Confere concretude a um novo pensamento.** Os protótipos, por exemplo, fornecem informações ricas sobre a ideia, em relação ao que já é familiar às pessoas, reduzem a incerteza sobre o que é proposto e contribuem para maior compreensão e reconhecimento mútuos.

**Fornece pistas relevantes e vívidas.** Recursos visuais tornam a apresentação “emocionalmente interessante, com imagens concretas e provocantes, e se aproxima de forma sensorial, temporal ou espacial”. 

**Facilita a transferência de conhecimento.** O suporte visual e físico ajuda a retratar a ideia do ponto de vista da forma e da função, facilitando a transferência de conhecimento sobre a natureza da proposta. 

_© Rotman Management_

_Editado com autorização da Rotman School of Management, ligada à University of Toronto. Todos os direitos reservados._

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura
Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura
ESG
Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.
4 min de leitura
Finanças
Brasil enfrenta aumento de fraudes telefônicas, levando Anatel a adotar medidas rigorosas para proteger consumidores e empresas, enquanto organizações investem em tecnologia para garantir segurança, transparência e uma comunicação mais eficiente e personalizada.

Fábio Toledo

4 min de leitura
Finanças
A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Rui Rocha

0 min de leitura