Desenvolvimento pessoal

Como virar o jogo em uma entrevista de emprego

Não se engane: todo mundo comete erros nessas ocasiões

Compartilhar:

Veja quatro tropeços comuns e alguns modos de contorná-los, segundo a revista Fast Company. 

**Cenário 1:** Você está atrasado

Deixar o entrevistador esperando, mesmo que alguns minutos, não passa boa impressão, mas isso não significa que está tudo perdido. A primeira coisa a fazer é se antecipar: entre em contato com a pessoa responsável pela entrevista e avise do seu atraso. 

Ao chegar, reconheça o atraso e assuma a responsabilidade por ele, explicando o que aconteceu sem parecer que está inventando uma desculpa. Após a entrevista também pode ser interessante deixar por escrito uma mensagem pedindo desculpas e agradecendo o fato de a entrevista ter acontecido apesar de sua demora.  

**Cenário 2:** Você fica tão nervoso que não consegue mostrar seu melhor

A ansiedade e o nervosismo costumam provocar “brancos”, e as pessoas então não conseguem articular aquela resposta que gostariam de dar, ou acabam esquecendo informações imprescindíveis. 

Segundo a reportagem, nesse caso, os especialistas recomendam respirar fundo por alguns segundos e se acalmar. Os recrutadores tendem a ver esse gesto como algo genuíno e, em geral, solidarizam-se com o candidato. 

**Cenário 3:** Você não fez a lição de casa

Os entrevistadores esperam que os candidatos estejam preparados para falar sobre a empresa, ainda que se baseiem só nas informações disponíveis na imprensa e na internet. Isso mostra que levam a oportunidade a sério.

Se não fez sua lição de casa direito e acaba sendo vago demais ou se enrolando com alguma pergunta, respire fundo e se concentre nas perguntas seguintes. Após a entrevista, pesquise, e, na mensagem de agradecimento pela entrevista, dê um jeito de citar o que lhe atrai na empresa. 

**Cenário 4:** Você não tem nada a perguntar

Quando o entrevistador pergunta se você tem alguma pergunta, não é apenas para ser educado. Ele geralmente quer testar seu grau de interesse pela empresa e pela vaga, o que você sabe sobre a organização e quão engajado está no processo seletivo. 

Se você não preparou questões previamente, um caminho é utilizar uma abordagem genérica inteligente. “Como vocês trabalham em equipe?” e “O que faz com que as pessoas queiram seguir trabalhando aqui?” são dois bons exemplos. 

E a mensagem de agradecimento é, mais uma vez, a chance de levantar questões sobre a empresa, preferencialmente a partir de aspectos que tenham surgido durante a entrevista.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura
Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura