Editorial

Corajoso é o Clark Kent

A 153ª edição da HSM Management tem como tema principal a coragem com inteligência e apresenta como desenvolver, em contextos de baixa tolerância a riscos, essa habilidade cada vez mais necessária
CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.
CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

Quando falamos de coragem, na hora a primeira lembrança é a de um super-herói, destemido, que encara todos os inimigos sem pensar. Mas é muito fácil para o invulnerável “homem de aço” enfrentar todos os perigos. Ele já sabe, de partida, que não vai se machucar e dificilmente será derrotado. Não há motivos para sentir medo. Isso é coragem?

Penso que é justamente o oposto: ser corajoso é ir em frente mesmo com medo, consciente dos riscos e das consequências. Ou como disse Nelson Mandela (1918-2013): “Aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele”.

O que torna uma pessoa corajosa? Para mim, é a pessoa aceitar suas vulnerabilidades e, ainda assim, seguir em frente. Triunfar sobre o medo, como disse Mandela. Não é uma coragem destemida e juvenil, mas uma coragem resiliente, de superação. Uma coragem com inteligência, como mostra o *Dossiê HSM*.

Ele desvenda os diferentes aspectos dessa habilidade. Passa pela gestão de pessoas, pela liderança à frente de agendas de impacto, por transição de carreira e empreendedorismo e até pela decisão de desbravar os novos cargos que estão sendo inventados, para os quais ainda não há referências e exemplos.

Não posso falar em medo sem me lembrar de Amy Edmondson. A pesquisadora da Harvard Business School e autora do livro *[A Organização sem Medo](https://www.amazon.com.br/organiza%C3%A7%C3%A3o-sem-medo-psicol%C3%B3gica-aprendizado/dp/8550814385)* é uma das principais referências de segurança psicológica no mundo e foi entrevistada por nosso colunista Rodrigo Vergara, que também se dedica ao tema, para o *Contagem Regressiva*.

Edmondson não é a única participação internacional. O criador do NPS, Fred Reichheld, fala sobre a versão 3.0 do indicador, e duas autoridades sobre finanças, os professores Andreas Park, da Rotman School of Management, e Campbell Harvey, da Duke University, conversaram sobre o futuro das finanças.

Falar de coragem nesta edição – que, vale lembrar, faz parte da série comemorativa de 25 anos de __HSM Management__ – me fez resgatar o quanto ela esteve presente ao longo da própria história da HSM neste momento em que comemoramos nossos 35 anos.

Olhando para trás, desde 1987, vejo que essa coragem resiliente fez parte de vários dos momentos importantes de nossa trajetória. Isso porque precisamos, várias vezes, olhar para nossas fragilidades e tomar decisões difíceis, mas conscientes. A cada uma delas, o friozinho na barriga estava ali. Ainda assim, prosseguimos, confiantes de que aquele era o melhor caminho.

Essas decisões nos transformaram nesta edtech com jeito de hidra, aquele ser mitológico que, quando perde uma cabeça, ganha duas no lugar. Vivemos adversidades, fomos resilientes e crescemos. Cada vez mais formamos um ecossistema plural, com SingularityU Brazil, Learning Village, __HSM Management__. Sempre apoiados na inteligência coletiva de nosso time, e não sem medo. Porém mais bem-preparados e confiantes.

Exatamente como faria o Clark Kent se estivesse no planeta Krypton.

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura