Estratégia e Execução

Covid-19 e o meio ambiente

Dois especialistas da PwC alertam para a importância de manter a proteção ao meio ambiente no centro da reconstrução da economia mundial pós-pandemia. Em artigo no portal __strategy + business__, eles elencam seis maneiras de colaborar para que a nova economia emerja saudável e resiliente para o futuro.

Compartilhar:

__OPORTUNIDADE AMBIENTAL DA COVID-19__

Em artigo no portal da revista strategy + business especialistas da PwC mostram seis formas pelas quais as empresas podem ajudar a preservar a natureza e combater as mudanças climáticas

A pandemia de Covid-19 evidenciou os riscos de uma crise sistêmica, que afeta todos os setores e não poupa nenhum tipo de organização. Ameaça semelhante, com escala global e enorme diversidade de fatores, é representada pela degradação ambiental e pelas mudanças climáticas, que pode trazer um impacto financeiro de aproximadamente US$ 600 trilhões. É por isso que a reconstrução da economia mundial pós-pandemia deve acontecer sob ótica da proteção ao meio ambiente.

O alerta é de dois especialistas da consultoria PwC, Celine Herweijer e Will Evison, que realizou um amplo estudo sobre riscos ambientais para o World Economic Forum. Em artigo no portal da revista strategy + business, eles oferecem seis formas pelas quais as empresas podem contribuir para erguer uma economia saudável e resiliente para o futuro.

Parceria com governos. Pacotes de estímulo “verdes” estão surgindo em muitas regiões, pois os governos reconhecem que a reconstrução ambientalmente responsável pode estimular o crescimento econômico e do emprego e criar um sistema mais resiliente.

Programas atrelados à sustentabilidade. À medida que os governos adotam medidas para resgatar e dar suporte direto a empresas de diversos setores, é natural que sejam levantadas questões sobre a capacidade de as organizações enfrentarem futuras crises e disrupções, incluindo mudanças climáticas. Em contrapartida ao apoio para enfrentar dificuldades financeiras decorrentes da Covid-19, empresas podem ser obrigada a fazer a transição para um futuro de baixo carbono.

Resiliência corporativa. Quando a poeira assentar, reguladores e investidores devem acelerar ações para precificar riscos sistêmicos. Por isso, é recomendável que as empresas priorizem a quantificação dos riscos materiais relacionados ao clima, ao longo das operações e cadeias de suprimentos, implementando processos de gerenciamento de riscos com governança eficaz, incentivos produtivos e divulgação robusta.

Desempenho ambiental, social e de governança (ESG). Os preços das ações das empresas que possuem as maiores classificações de ESG estão superando se destacando, pois caíram menos e estão se recuperando mais rapidamente desde o início da crise da Covid-19. Isso mostra que está se acelerado a tendência rumo a um capitalismo em que as organizações geram valor para todos os stakeholders, não apenas para os acionistas.

Novos modelos e práticas de negócios. O novo coronavírus trouxe novas formas de trabalho que, se mantidas, podem reduzir as emissões de gases do efeito estufa. É o caso do trabalho remoto e da valorização das cadeias de suprimentos locais.

Valor sustentável. A transformação necessária para entregar emissões líquidas zero, por exemplo, apresentará enormes oportunidades de criação de valor para aqueles que forem capazes de oferecer soluções nesse sentido.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral