Estratégia e Execução

Diversidade em escala

Compartilhar:

Diversidade e Inclusão ou só “D&I”. O que antes eram práticas isoladas de algumas empresas preocupadas com o tema, agora virou até nome de área dentro de muitas organizações. E mais: estratégias de D&I estão permeando produtos, influenciando o mundo da música e da política, e ganhando ares de disrupção no mundo dos negócios. Vejamos alguns exemplos anunciados recentemente:

• A Mattel, gigante da indústria de brinquedos que fabrica a Barbie, lançou a linha “Creatable World”, com bonecos sem gênero “feitos para manterem todos os rótulos de fora e convidar todo mundo a participar”, como diz a propaganda.

• A revista Time, que desde 2014 publica uma lista chamada “Next Generation Leaders”, destacou este ano a drag queen Pabllo Vittar como personalidade que vem influenciando os cenários cultural e político no Brasil no que tange à causa LGBT+. Além de Vittar, David Miranda, deputado estadual pelo Rio de Janeiro que luta pela mesma causa, aparece ao lado de outros 20 jovens de diferentes países.

• Audrey Gelman, CEO e fundadora da The Wing, estampou a capa da revista de negócios Inc. e deixou muita gente de queixo caído. Pela primeira vez uma mulher visivelmente grávida aparece na capa de uma revista de negócios e joga luz sobre um tema também pouco tratado pelas organizações: a flexibilidade (ou a falta dela) para profissionais que se tornam mães e desejam dedicar tempo à família, sem deixar suas carreiras de lado.

Três casos que ilustram uma transformação em curso mas que, apesar da visibilidade, escondem números ainda pouco animadores. Em uma pesquisa inédita realizada em parceria com a Opinion Box com 2.025 profissionais [veja mais na página 55], HSM Management destaca:

• 37% dos profissionais afirmam que já houve algum caso de discriminação na empresa em que trabalha. 

• 10% não gostariam de ter um chefe com uma orientação sexual diferente da dele e 

• 8% teriam dificuldade em ter um chefe de uma raça diferente da sua.

Discriminação, preconceito e vieses inconscientes retardam o avanço das empresas em políticas de D&I, mas quem os supera já consegue comprovar resultados: ambientes mais inovadores, pessoas mais engajadas e maior produtividade estão entre os mais citados. Descobrimos também que a diversidade tem muitas vozes e isso nos fez  mudar o caminho editorial deste dossiê: ao invés de compilarmos dados, fatos e depoimentos, decidimos dar voz à diversidade. Como? Cedendo a quem mais entende do assunto o que temos de mais nobre em uma revista impressa: nossas páginas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Carol Zatorre

0 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura