Estratégia e Execução

Fecho Dossiê

Compartilhar:

> **O HOMEM APLICA AS LIÇÕES DESTE DOSSIÊ QUANDO…**
>
> **… entende como a gestão feminina pode beneficiar os negócios e a organização.**
>
> • Vê que mulheres encaram os desafios como oportunidades de aprendizado. 
>
> • Percebe que elas mobilizam as pessoas, dando-lhes, sobretudo, esperança. 
>
> **… adota medidas que aumentem o número de mulheres na liderança.**
>
> • Estabelece metas, em relação a mulheres, nos processos de seleção e promoção –como se fossem cotas. 
>
> • Patrocina a flexibilização dos horários de trabalho dos colaboradores.
>
> **… replica o estilo feminino, beneficiando o capitalismo e a sociedade.**
>
> • Lidera com visão de longo prazo,  busca significado e cria ambientes de trabalho harmoniosos. 
>
> • Lida de modo mais equilibrado com sua vida pessoal e familiar.

> **A MULHER AS APLICA QUANDO…**
>
> **… escolhe bem a trilha a seguir.**
>
> • Passa a identificar os trade-offs envolvidos na decisão de mergulhar na carreira (lean in), desistir dela (opt out) ou procurar um “caminho do meio” –seja empreendendo, seja aceitando ocupar posições médias.
>
> **… concentra-se na escolha feita  e a potencializa.**
>
> • Consegue organizar e gerenciar melhor seu cotidiano e, assim, pode efetivamente beneficiar a empresa  e a vida em família.
>
> **… alavanca os negócios e o capitalismo.**
>
> • Investe em sua visão de longo prazo e em humanizar organizações e relações.

**MERGULHE NO TEMA**

**LIVROS**

**Sheryl Sandberg. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar.** Companhia das Letras, 2013. A executiva do Facebook, apontada como 10ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes, defende a opção do lean in.

**Joanna Barsh e Susie Cranston. Mulheres no Poder.** Agir, 2011. Ao longo de cinco anos, as pesquisadoras levantaram e estudaram histórias de sucesso. 

**IMPRENSA**

**Lisa Belkin.** [**The opt-out revolution.**](http://hsm.link/?hcYnb1h) **The New York Times.** O polêmico artigo de 2003, que serviu de gatilho ao debate sobre a condição feminina no mercado de trabalho nos EUA, [foi atualizado pela autora em 2013](http://hsm.link/?SNwYMBS)

[**Muito mais que rostinhos bonitos?**](http://hsm.link/?DylJynD) HSM Experience. As mulheres representam o grupo econômico mais importante do planeta, uma força de trabalho de  1 bilhão de pessoas, responsável pela maior parte do gasto mundial anual em bens e serviços. Sofisticadas e exigentes, as consumidoras lideram as decisões de compra em praticamente todos os setores, segundo essa reportagem.[](http://hsm.link/?b7Sh6Ub)

[**Homens são analógicos, mulheres são digitais.**](http://hsm.link/?b7Sh6Ub)  HSM Experience.  Se não quiser sucumbir, a economia em rede precisa tornar o arquétipo feminino dominante, nas empresas  e em todas as organizações.

[**Descobrindo um oceano azul com a força de trabalho feminina.**](http://hsm.link/?83Od2Q8) HSM Experience. Uma iniciativa de equidade de gêneros está fazendo a mineradora Vale encontrar sinergias e oportunidades inimaginadas e pode quebrar paradigmas do mercado corporativo brasileiro. 

**VÍDEOS**

Sonia Hess de Souza. [O Diferencial da Liderança Feminina.](http://hsm.link/?VQD2QEV) HSM Experience.  A empresária e presidente da marca Dudalina fala do case de sucesso de sua empresa e sobre a liderança feminina nos negócios.

**PAPERS**

Zenger/Folkman. [Are women better leaders than men?](http://hsm.link/?pk8vk0p). Elas são melhores na maioria das 16 competências de liderança estudadas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura