Estratégia e Execução

Fecho Dossiê

Compartilhar:

> **O HOMEM APLICA AS LIÇÕES DESTE DOSSIÊ QUANDO…**
>
> **… entende como a gestão feminina pode beneficiar os negócios e a organização.**
>
> • Vê que mulheres encaram os desafios como oportunidades de aprendizado. 
>
> • Percebe que elas mobilizam as pessoas, dando-lhes, sobretudo, esperança. 
>
> **… adota medidas que aumentem o número de mulheres na liderança.**
>
> • Estabelece metas, em relação a mulheres, nos processos de seleção e promoção –como se fossem cotas. 
>
> • Patrocina a flexibilização dos horários de trabalho dos colaboradores.
>
> **… replica o estilo feminino, beneficiando o capitalismo e a sociedade.**
>
> • Lidera com visão de longo prazo,  busca significado e cria ambientes de trabalho harmoniosos. 
>
> • Lida de modo mais equilibrado com sua vida pessoal e familiar.

> **A MULHER AS APLICA QUANDO…**
>
> **… escolhe bem a trilha a seguir.**
>
> • Passa a identificar os trade-offs envolvidos na decisão de mergulhar na carreira (lean in), desistir dela (opt out) ou procurar um “caminho do meio” –seja empreendendo, seja aceitando ocupar posições médias.
>
> **… concentra-se na escolha feita  e a potencializa.**
>
> • Consegue organizar e gerenciar melhor seu cotidiano e, assim, pode efetivamente beneficiar a empresa  e a vida em família.
>
> **… alavanca os negócios e o capitalismo.**
>
> • Investe em sua visão de longo prazo e em humanizar organizações e relações.

**MERGULHE NO TEMA**

**LIVROS**

**Sheryl Sandberg. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar.** Companhia das Letras, 2013. A executiva do Facebook, apontada como 10ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes, defende a opção do lean in.

**Joanna Barsh e Susie Cranston. Mulheres no Poder.** Agir, 2011. Ao longo de cinco anos, as pesquisadoras levantaram e estudaram histórias de sucesso. 

**IMPRENSA**

**Lisa Belkin.** [**The opt-out revolution.**](http://hsm.link/?hcYnb1h) **The New York Times.** O polêmico artigo de 2003, que serviu de gatilho ao debate sobre a condição feminina no mercado de trabalho nos EUA, [foi atualizado pela autora em 2013](http://hsm.link/?SNwYMBS)

[**Muito mais que rostinhos bonitos?**](http://hsm.link/?DylJynD) HSM Experience. As mulheres representam o grupo econômico mais importante do planeta, uma força de trabalho de  1 bilhão de pessoas, responsável pela maior parte do gasto mundial anual em bens e serviços. Sofisticadas e exigentes, as consumidoras lideram as decisões de compra em praticamente todos os setores, segundo essa reportagem.[](http://hsm.link/?b7Sh6Ub)

[**Homens são analógicos, mulheres são digitais.**](http://hsm.link/?b7Sh6Ub)  HSM Experience.  Se não quiser sucumbir, a economia em rede precisa tornar o arquétipo feminino dominante, nas empresas  e em todas as organizações.

[**Descobrindo um oceano azul com a força de trabalho feminina.**](http://hsm.link/?83Od2Q8) HSM Experience. Uma iniciativa de equidade de gêneros está fazendo a mineradora Vale encontrar sinergias e oportunidades inimaginadas e pode quebrar paradigmas do mercado corporativo brasileiro. 

**VÍDEOS**

Sonia Hess de Souza. [O Diferencial da Liderança Feminina.](http://hsm.link/?VQD2QEV) HSM Experience.  A empresária e presidente da marca Dudalina fala do case de sucesso de sua empresa e sobre a liderança feminina nos negócios.

**PAPERS**

Zenger/Folkman. [Are women better leaders than men?](http://hsm.link/?pk8vk0p). Elas são melhores na maioria das 16 competências de liderança estudadas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura
Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura
ESG
Este artigo convida os profissionais a reimaginarem a fofoca — não como um tabu, mas como uma estratégia de comunicação refinada que reflete a necessidade humana fundamental de se conectar, compreender e navegar em paisagens sociais complexas.

Rafael Ferrari

7 min de leitura
ESG
Prever o futuro vai além de dados: pesquisa revela que 42% dos brasileiros veem a diversidade de pensamento como chave para antecipar tendências, enquanto 57% comprovam que equipes plurais são mais produtivas. No SXSW 2025, Rohit Bhargava mostrou que o verdadeiro diferencial competitivo está em combinar tecnologia com o que é 'unicamente humano'.

Dilma Campos

7 min de leitura