Uncategorized

HSM Academy conecta aprendizado e performance

Empresa cria braço de educação corporativa para oferecer a organizações o inovador modelo OMNI learning – um modo de aprender que é orgânico, mobile, não linear e integrado

Compartilhar:

Há na sua empresa um conhecimento vivo, ativo, que nasce das pessoas e é naturalmente dividido entre elas, com foco na melhoria da performance do negócio em geral, não há? 

Pois esse conhecimento não costuma ser reconhecido e valorizado e, por isso, é compartilhado só em escala limitada. Resultado? A empresa desperdiça aprendizados importantes que fariam sua performance avançar muito mais do que ocorre hoje. 

“Podemos ajudar a organização a identificar esse conhecimento, valorizá-lo, compartilhá-lo e enriquecê-lo, promovendo uma melhor performance de suas pessoas, de seus produtos e de seus processos”, afirma Graziela Moreno, diretora da HSM Academy. A academia é o novo braço educacional da HSM, fundado para ajudar as empresas a promover, entre seus colaboradores e demais stakeholders, um estilo de aprender voltado ao desempenho. 

**PRINCÍPIOS E CASES** 

O modelo de aprendizado adotado na HSM Academy foi batizado de OMNI, acrônimo de orgânico, mobile, não linear e integrado. 

Vale a pena explorar seus quatro princípios, a começar pelo orgânico. “Nós criamos uma experiência OMNI, por exemplo, para uma distribuidora de combustíveis ampliar a compreensão de seus franqueados sobre os diferentes negócios possíveis em um posto, além da venda de combustível propriamente dita”, conta Moreno. “Os franqueados, como protagonistas do programa, conheceram boas práticas de gestão, compartilharam suas vivências e refletiram sobre sua atuação como empresários. Nos ciclos presenciais do pacote de blended learning, eles ainda visitaram um posto-conceito por meio de tecnologia de realidade virtual, entendendo todos os benefícios e negócios envolvidos.” 

Outra entrega da HSM Academy, para uma grande empresa do ramo de alimentação, ilustra o papel do digital no processo de aprendizado, que é o de promover a interação dos diversos participantes. “Criamos um grupo no WhatsApp para envio de vídeos e artigos de apoio ao aprendizado que aconteceria na próxima etapa do programa, uma viagem ao Vale do Silício”, explica Moreno. 

Quanto ao aspecto não linear, muitos programas da HSM Academy dão a seus participantes acesso a conteúdos específicos selecionados e às Jornadas HSM Experience, construídas com vídeos, artigos e podcasts e com curadoria HSM. É um conhecimento que pode ser acionado pelo participante sempre que ele quiser ou precisar, estimulando o chamado “lifelong learning”, que é a disposição de aprender continuamente, por toda a vida. O programa da distribuidora de combustíveis citado disponibiliza livros, artigos e vídeos para serem consumidos mesmo após sua conclusão, além de guias digitais para a gestão do posto. 

“Ainda cremos que o aprendizado deve estar integrado ao trabalho e, em nossos programas, essa integração aparece de diferentes formas, seja em atividades de reflexão sobre as experiências reais vividas na empresa, seja no suporte direto ao desempenho”, observa a diretora da HSM Academy. Não há dúvida: no mundo atual, capacitar as pessoas com foco no resultado é cada vez mais necessário. “E, com o modelo da HSM Academy, é totalmente factível”, diz Moreno. “Assim, a HSM realiza seu propósito, que é transformar o Brasil pela educação.”

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura