Uncategorized

HSM Academy conecta aprendizado e performance

Empresa cria braço de educação corporativa para oferecer a organizações o inovador modelo OMNI learning – um modo de aprender que é orgânico, mobile, não linear e integrado

Compartilhar:

Há na sua empresa um conhecimento vivo, ativo, que nasce das pessoas e é naturalmente dividido entre elas, com foco na melhoria da performance do negócio em geral, não há? 

Pois esse conhecimento não costuma ser reconhecido e valorizado e, por isso, é compartilhado só em escala limitada. Resultado? A empresa desperdiça aprendizados importantes que fariam sua performance avançar muito mais do que ocorre hoje. 

“Podemos ajudar a organização a identificar esse conhecimento, valorizá-lo, compartilhá-lo e enriquecê-lo, promovendo uma melhor performance de suas pessoas, de seus produtos e de seus processos”, afirma Graziela Moreno, diretora da HSM Academy. A academia é o novo braço educacional da HSM, fundado para ajudar as empresas a promover, entre seus colaboradores e demais stakeholders, um estilo de aprender voltado ao desempenho. 

**PRINCÍPIOS E CASES** 

O modelo de aprendizado adotado na HSM Academy foi batizado de OMNI, acrônimo de orgânico, mobile, não linear e integrado. 

Vale a pena explorar seus quatro princípios, a começar pelo orgânico. “Nós criamos uma experiência OMNI, por exemplo, para uma distribuidora de combustíveis ampliar a compreensão de seus franqueados sobre os diferentes negócios possíveis em um posto, além da venda de combustível propriamente dita”, conta Moreno. “Os franqueados, como protagonistas do programa, conheceram boas práticas de gestão, compartilharam suas vivências e refletiram sobre sua atuação como empresários. Nos ciclos presenciais do pacote de blended learning, eles ainda visitaram um posto-conceito por meio de tecnologia de realidade virtual, entendendo todos os benefícios e negócios envolvidos.” 

Outra entrega da HSM Academy, para uma grande empresa do ramo de alimentação, ilustra o papel do digital no processo de aprendizado, que é o de promover a interação dos diversos participantes. “Criamos um grupo no WhatsApp para envio de vídeos e artigos de apoio ao aprendizado que aconteceria na próxima etapa do programa, uma viagem ao Vale do Silício”, explica Moreno. 

Quanto ao aspecto não linear, muitos programas da HSM Academy dão a seus participantes acesso a conteúdos específicos selecionados e às Jornadas HSM Experience, construídas com vídeos, artigos e podcasts e com curadoria HSM. É um conhecimento que pode ser acionado pelo participante sempre que ele quiser ou precisar, estimulando o chamado “lifelong learning”, que é a disposição de aprender continuamente, por toda a vida. O programa da distribuidora de combustíveis citado disponibiliza livros, artigos e vídeos para serem consumidos mesmo após sua conclusão, além de guias digitais para a gestão do posto. 

“Ainda cremos que o aprendizado deve estar integrado ao trabalho e, em nossos programas, essa integração aparece de diferentes formas, seja em atividades de reflexão sobre as experiências reais vividas na empresa, seja no suporte direto ao desempenho”, observa a diretora da HSM Academy. Não há dúvida: no mundo atual, capacitar as pessoas com foco no resultado é cada vez mais necessário. “E, com o modelo da HSM Academy, é totalmente factível”, diz Moreno. “Assim, a HSM realiza seu propósito, que é transformar o Brasil pela educação.”

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação

Living Intelligence: A nova espécie de colaborador

Estamos entrando na era da Inteligência Viva: sistemas que aprendem, evoluem e tomam decisões como um organismo autônomo. Eles já estão reescrevendo as regras da logística, da medicina e até da criatividade. A pergunta que nenhuma empresa pode ignorar: como liderar equipes quando metade delas não é feita de pessoas?

Liderar GenZ’s: As relações de trabalho estão mudando…

Mais da metade dos jovens trabalhadores já não acredita no valor de um diploma universitário — e esse é só o começo da revolução que está transformando o mercado de trabalho. Com uma relação pragmática com o emprego, a Geração Z encara o trabalho como negócio, não como projeto de vida, desafiando estruturas hierárquicas e modelos de carreira tradicionais. A pergunta que fica: as empresas estão prontas para se adaptar, ou insistirão em um sistema que não conversa mais com a principal força de trabalho do futuro?

ESG
Quanto menos entenderem que DEI não é cota e oportunidades de enriquecer a complexidade das demandas atuais, melhor seu negócio se sustentará nos desenhos de futuros que estão aparencendo.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Inovação
De 'fofoca positiva' à batom inteligente: SXSW 2025 revela tendências globais que esbarram na realidade brasileira - enquanto 59% rejeitam fofocas no trabalho, 70% seguem creators e 37% exigem flexibilidade para permanecer em empregos. Inovar será traduzir, não copiar

Ligia Mello

6 min de leitura
Inovação
O impacto de seu trabalho vai além da pesquisa fundamental. Oliveira já fundou duas startups de biotecnologia que utilizam a tecnologia de organoides para desenvolvimento de medicamentos, colocando o Brasil no mapa da inovação neurotecnológica global.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Empreendedorismo
SXSW 2025 começou sem IA, mas com uma mensagem poderosa: no futuro, a conexão humana será tão essencial quanto a tecnologia

Marcone Siqueira

4 min de leitura
ESG
Precisamos, quando se celebra o Dia Internacional das Mulheres, falar sobre organizações e lideranças feministas

Marcelo Santos

4 min de leitura
Inovação
O evento de inovação mais esperado do ano já empolga os arredores com tendências que moldarão o futuro dos negócios e da sociedade. Confira as apostas de Camilo Barros, CRO da B.Partners, para as principais movimentações do evento.

Camilo Barros

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial não está substituindo líderes – está redefinindo o que os torna indispensáveis. Habilidades técnicas já não bastam; o futuro pertence a quem sabe integrar estratégia, inovação e humanização. Você está preparado para essa revolução?

Marcelo Murilo

8 min de leitura
ESG
Eficiência, inovação e equilíbrio regulatório serão determinantes para a sustentabilidade e expansão da saúde suplementar no Brasil em 2025.

Paulo Bittencourt

5 min de leitura
Empreendedorismo
Alinhando estratégia, cultura organizacional e gestão da demanda, a indústria farmacêutica pode superar desafios macroeconômicos e garantir crescimento sustentável.

Ricardo Borgatti

5 min de leitura