Uncategorized

Líderes Inspiram por Integrarem Vida Pessoal

Pesquisa Carreira dos Sonhos – 2016 coloca os holofotes sobre a liderança que simboliza (e valoriza) a integração entre esfera profissional e privada
Diretora da Nextview People, o braço de pesquisas do Grupo DMRH.

Compartilhar:

Os líderes mais admirados agora são os capazes de integrar vida profissional e pessoal. É o que mostra nossa pesquisa Carreira dos Sonhos, de 2016, uma ampliação do estudo Empresas dos Sonhos que a Nextview People e a Cia de Talentos vem realizando há 15 anos. Aumentando o foco, o levantamento passou a investigar as aspirações de carreira e os modelos de líderes não apenas dos jovens brasileiros, como também da média gerência e dos executivos seniores. 

A maior descoberta é que os três públicos estão buscando, mais do que um equilíbrio meio a meio, uma integração entre vida pessoal e trabalho e, por isso, sentem-se inspirados por líderes que consigam fazer isso e deem o exemplo. A liderança que inspira é a que, de um lado, mostra esforço, capacidade de desenvolver pessoas e negócios, conquistas, coerência e transparência e, de outro, valoriza a vida pessoal e a saúde. 

A pesquisa de 2016 deixa claro, ainda, que a hierarquia está sendo desafiada e perdendo importância. O líder inspirador não é o chefe que manda e deve ser obedecido, mas alguém autoconsciente e pronto para desenvolver pessoas e negócios, como já dito. 

O líder inspirador também é mais relevante no atual cenário de negócios (marcado por mudanças inesperadas provocadas pelos avanços tecnológicos), porque os talentos são a nova frente de batalha corporativa, não o dinheiro – e talentos requerem inspiração. Assim, se o líder não inspira as pessoas, a competitividade das empresas fica comprometida. 

Outro aspecto que salta aos olhos é que, na opinião dos entrevistados, os líderes precisam ser formados pelas organizações. A explicação? O líder é o responsável por fazer a ponte entre as pessoas e a cultura corporativa. São o profundo conhecimento e o alinhamento dos profissionais com o propósito e a cultura da empresa que permitem dar a necessária autonomia para que os colaboradores tomem decisões rápidas, garantindo a inovação, a adaptação a novas realidades, a competitividade. 

**O RANKING**

Não é à toa que Abilio Diniz e Jorge Paulo Lemann aparecem na pesquisa entre os líderes empresariais mais admirados pelos jovens, pela média gerência e pelos altos executivos. 

Abilio Diniz é, a um só tempo, referência de realização profissional e de integração entre os diferentes aspectos da vida; ele é visto como um executivo de sucesso que consegue investir no próprio bem-estar e na família. Representa, para os gestores da média e da alta gerência, o que eles mais querem hoje: integrar carreira e vida pessoal e familiar. 

Jorge Paulo Lemann, esportista, também inspira por ter um propósito de vida e é, por sua visão de empreendedor e gestor, associado a esforço, conquistas e desenvolvimento de pessoas e negócios. Ele ainda é ligado ao conceito de transparência, devido a sua defesa da meritocracia como base para tomar decisões. Para o público jovem, o líder do fundo 3G é o maior modelo. 

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/953b1337-d06a-4379-b745-08050130a944.jpeg)

**MENOR DIFERENÇA ENTRE AS GERAÇÕES**

As fronteiras entre as gerações estão mais sutis, conforme a análise dos resultados da pesquisa. Por exemplo, na resposta sobre quais são as três coisas mais importantes na vida dos entrevistados, os três públicos relacionaram sucesso profissional e boa relação familiar entre suas prioridades. Apenas muda a posição em que os dois fatores aparecem, compreensível pelo momento de carreira de cada um. Sucesso vem antes de família para os jovens e para a média gerência, enquanto a alta liderança, que já somou mais conquistas profissionais, coloca o sucesso em segundo lugar e a boa relação familiar em primeiro.

Não há dúvida de que o fato de vivermos em um mundo no qual as pessoas têm mais liberdade para ser o que quiserem contribui para que as gerações se confundam mais. A pesquisa confirma: há jovens com perfis comportamentais dos mais velhos e vice-versa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura