Liderança

Mês do meio ambiente: a pandemia não impede que você faça algo

Sempre bom lembrar que o exemplo da liderança move montanhas. E que bom saber que podemos movê-las com as próprias mãos ou com a força da nossa fala quando o assunto é meio ambiente
É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.

Compartilhar:

Se deu preguiça do título, amigo(a), este texto foi mesmo feito para você. Vem junto   

Seguimos trancados em casa, lembrando de agradecer em vez de reclamar. E depois de mais de 90 dias, chegou o mês do meio ambiente. Não dá para passar batido, né? 

O último relatório do World Economic Forum sobre riscos globais tem uma esmagadora maioria de temas ligados ao meio ambiente no topo da lista. Pudera. 

O assunto é urgente mesmo. Aliás, tão urgente, que não dá para ser revolucionário de sofá ou de rede social. A gente precisa muito mudar de atitude. 

O exemplo
———

Mas o que podemos fazer do conforto da nossa casa? Muita coisa. Mas antes, caso você esteja se perguntando por que estamos tratando disso aqui nessa coluna voltada para liderança, lembra aquele lance do exemplo? Lembra que a palavra encanta, mas é ele – o exemplo – que arrasta? Então, bora?

* Conheça mais sobre o assunto. Quanto mais a gente conhece, mais a gente protege, reflete, cuida e coloca o tema entre as nossas preocupações. A gente não se engaja naquilo que não conhece;

* Repense o consumo. Será que a gente precisa mesmo comprar tanta coisa? Quando eu tentei parar tudo, me rebelar contra o sistema, deu tudo errado. Quanto maior a escassez, maior é o desejo. Agora resolvi ir diminuindo aos poucos. Repensar mesmo. O armário está diminuindo de tamanho. As compras têm mais qualidade (certificado de origem, pesando custo de cadeia, etc);

* Dentro de casa a gente começa a repensar tudo: a quantidade de plástico nas embalagens, a quantidade de lixo que a gente gera. Resolvemos fazer uma competição em casa – reduzir, reusar, reciclar e repensar. Funciona, viu?;

* Está dando certo? Conte para as pessoas. Torne a sua prática coletiva. Sem medo de ser “ecochato” ou “ecoxiita”. Melhor que ser tonto/tonta. A gente tem que ser responsável pelo que deixa de legado;

* Sua empresa faz algo? Pode fazer mais? Participe da conversa, procure saber, tente ajudar. A empresa precisa fazer mais? Ajude a mudar os hábitos. 

Se a gente só esperar, não vai adiantar reclamar. Essa liderança que dá orgulho, que a gente quer se inspirar para crescer, é uma liderança corajosa, que assume pra si os problemas do mundo que até então não tinham dono. 

Comece pequeno, mas comece. E não pare mais!

Compartilhar:

É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.

Artigos relacionados

Ageivism: o que acontece quando as organizações envelhecem, mas suas ideias não?

Enquanto a longevidade transforma a composição da sociedade e do mercado de trabalho, muitas organizações continuam operando com modelos de gestão construídos para uma realidade demográfica que já não existe. Este artigo discute o conceito que desafia o jovem-centrismo corporativo e convida líderes a repensarem o valor da experiência, da diversidade geracional e da longevidade nas empresas.

O luxo não vende exclusividade. Vende uma nova forma de viver.

Em um mundo onde quase tudo pode ser comprado, o verdadeiro luxo deixou de ser exclusividade e passou a ser simplicidade. Este artigo mostra por que as empresas mais valiosas da próxima década serão aquelas capazes de eliminar complexidade, reduzir decisões e transformar experiência em significado.

ROA, ROE e EBITDA estão ficando obsoletos?

O mercado aprendeu a medir estoques, fábricas e patrimônio físico. Mas como medir inteligência, dados e conhecimento? O desafio das empresas hoje não é apenas criar valor, mas desenvolver métricas capazes de reconhecê-lo.

Liderança
24 de junho de 2026 08H00
Este artigo propõe um deslocamento essencial: mais do que acumular informação, a liderança precisa desenvolver discernimento - a capacidade de interpretar com clareza quando a pressão empurra para decisões automáticas.

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

5 minutos min de leitura
Marketing & growth, Estratégia, Liderança
23 de junho de 2026 14H00
Uma meta mal definida não impulsiona, trava. Este artigo revela como metas mal calibradas podem desconectar equipes e comprometer resultados, mostrando que o verdadeiro desafio da liderança está em equilibrar ambição e viabilidade para sustentar desempenho ao longo do tempo.

Denise Joaquim Marques -Consultora de negócios especializada em Vendas e Marketing

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
23 de junho de 2026 08H00
Em organizações que cobram inovação, mas penalizam o erro, este artigo revela um paradoxo central: sem espaço para frustração e aprendizado, equipes deixam de evoluir, e a transformação que se busca nunca acontece de fato.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de junho de 2026 15H00
Talvez o maior erro da inovação seja tentar adivinhar o futuro, em vez de entender o que já está diante de nós.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
22 de junho de 2026 09H00
Este artigo mostra como o avanço da IA e da computação em nuvem está redesenhando a eficiência operacional, e por que uma nova geração de gestão de custos se tornou estratégica.

Paulo Laurentys - Chief Commercial Officer (CCO) da A3Data

4 minutos min de leitura
Liderança
21 de junho de 2026 15H00
A partir de uma experiência em meio a mudanças estruturais no setor financeiro, este artigo mostra que, em cenários de alta complexidade, o papel da liderança vai além da operação, exigindo capacidade de sustentar cultura, alinhar expectativas e manter a confiança em meio à incerteza.

Victor Papi - General Manager da Transfeera

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
21 de junho de 2026 08H00
Pagar mais já não basta, médicos estão escolhendo onde trabalhar pelo “como”, não pelo “quanto”. Este artigo revela como a disputa por médicos qualificados está sendo redefinida por fatores estruturais, organizacionais e de experiência profissional.

Rafael Duarte - CEO e fundador do Grupo RD Medicine

3 minutos min de leitura
Marketing & growth, Tecnologia & inteligencia artificial
20 de junho de 2026 14H00
Se mais gente não significa mais resultado, o que ainda justifica equipes gigantes? Este artigo revela como a inteligência artificial está redefinindo estruturas, papéis e critérios de eficiência nas áreas de marketing e growth.

Brian Bittencourt - VP de Growth & Marketing da Woba

6 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Liderança
20 de junho de 2026 08H00
Mais de 92 mil pessoas foram demitidas em tech só nos primeiros meses de 2026, ao mesmo tempo em que big techs reportavam resultados recordes. O Gartner mostra que esses cortes não estão entregando ROI. O problema não é a tecnologia, é a intenção por trás dela.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner

12 minutos min de leitura
Lifelong learning, Inovação & estratégia
19 de junho de 2026 14H00
Por trás de um dos reconhecimentos mais cobiçados da AWS, este artigo mostra que o verdadeiro diferencial não está em acumular certificações, mas em construir conhecimento consistente a partir da prática, da comunidade e da evolução contínua.

Alceu Conerado Neto - COO da Dati

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo