Uncategorized

MPP – máxima produtividade pessoal

Compartilhar:

Muitos anos atrás, antes da era digital, as empresas maiores tinham em seus quadros “mensageiros externos”. Eram pessoas que lidavam com dinheiro fazendo serviços de banco, e carregavam documentos importantes pela cidade usando o transporte público.

Em todas as empresas, eram as secretárias que distribuíam as tarefas aos mensageiros diariamente pela manhã. Só que, em certa empresa localizada na região central de São Paulo, os mensageiros saíam, mas não cumpriam os roteiros determinados. Eles se reuniam em uma praça nas proximidades, sentavam-se no chão e todos compartilhavam com o grupo as tarefas do dia. Então, as atividades eram redistribuídas para otimizar os roteiros, de modo que tudo fosse realizado com precisão e em menos tempo. Isso era tão produtivo que, no fim do dia, os mensageiros conseguiam se reencontrar na mesma praça e jogar bola no tempo que havia sobrado, antes de voltarem à empresa.

Certo dia, um chefe dessa empresa, atrasado, os viu na praça redistribuindo as tarefas e os denunciou. Os mensageiros foram repreendidos e proibidos de remanejar os roteiros entre si e de jogar futebol no horário de trabalho, sob o risco de perderem o emprego. E buscar produtividade deixou de fazer sentido para eles.

Essa história, real, foi contada a nossa repórter Sandra Regina da Silva pela coach Iaci Rios, sócia-fundadora da IMR&Erickson Brasil, e ilustra à perfeição o que é um projeto de MPP – máxima produtividade pessoal –, como resolvemos batizá-lo neste Dossiê. E também ilustra como ele é estragado nas empresas. Os mensageiros faziam seu MPP na praça perto da empresa. E o chefe em questão, que até pode saber o que significam siglas como MVP, mínimo produto viável, e TPM, propósito transformador massivo, certamente não entendia nada de MPP. (Inclusive, o último P traz uma mensagem particularmente difícil de um certo tipo de chefe entender: um método de máxima produtividade, para funcionar, tem de ser pessoal.) 

Este Dossiê sugere as bases para um MPP, destacando o método, o papel-chave da comunicação nisso e as principais armadilhas. E celebra o “flow”, que é o estado de máxima produtividade.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura
Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura