Saúde Mental

O fardo invisível da síndrome do impostor

A percepção distorcida da pessoa que sofre com a síndrome do impostor pode criar uma série de desafios no ambiente de trabalho, como o esquivamento de oportunidades de promoção ou projetos desafiadores. Além de impactar no bem-estar emocional
Virginia Planet é sócia e cofundadora da House of Feelings, primeira escola de sentimentos do mundo.

Compartilhar:

No competitivo mundo de hoje, muitas pessoas, homens e mulheres, experimentam a síndrome do impostor, uma condição caracterizada por uma percepção distorcida de suas próprias habilidades. Embora possam possuir todas as competências necessárias para o sucesso, em muitos momentos entendem que suas conquistas são fruto de sorte ou de circunstâncias externas, e não de competência real.

Esse conceito nasceu em 1978 com as psicólogas Pauline Rose Clance e Suzanne Imes que era originalmente denominado “fenômeno do impostor”.

As pessoas que sofrem dessa condição costumam ter uma autoestima baixa e uma tendência à autossabotagem. E essa autocrítica excessiva pode ter um impacto negativo significativo tanto no bem-estar emocional quanto na carreira.

No Brasil, há um número crescente de pesquisas sobre o assunto. Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) com 1,2 mil estudantes universitários, mostrou que 67% deles relataram ter sofrido com essa síndrome.

Outro estudo, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com uma amostra de 300 profissionais, mostrou que 75% deles relataram ter experimentado pelo menos um dos sintomas da síndrome do impostor no trabalho. Já um levantamento da KPMG chegou à conclusão que 75% das executivas de todos os setores já experimentaram a síndrome do impostor em suas carreiras.

## Contexto profissional
Pessoas que sofrem da síndrome do impostor frequentemente vivem sob a sombra da dúvida constante. Mesmo que tenham um histórico de realizações e competências sólidas, elas tendem a minimizar suas próprias capacidades. Essa percepção distorcida pode criar uma série de desafios no ambiente de trabalho.

Indivíduos que a experimentam subestimam seu próprio valor e têm medo de assumir riscos. Essas pessoas podem evitar oportunidades de promoção ou projetos desafiadores devido ao receio de serem expostos como fraudes, o que limita seu crescimento e as impede de alcançar o pleno potencial.

Além das implicações profissionais, a síndrome do impostor pode ter um impacto sério no bem-estar emocional. A autocrítica constante e a sensação de não ser bom o suficiente podem levar à ansiedade, estresse e até mesmo à depressão.

É importante destacar que essa síndrome não é um diagnóstico médico, mas sim um padrão de pensamento e comportamento. Muitas pessoas podem experimentar alguns dos sintomas ocasionalmente, o que é normal. No entanto, quando esses sintomas se manifestam de forma crônica e dominante, é hora de considerar a sua real presença.

## Como superar
Superar a síndrome do impostor exige conscientização e a busca de apoio, mas principalmente a busca pelo autoconhecimento. Saber sobre suas habilidades, pontos fortes e, inclusive, deficiências faz com que compreenda até onde pode aceitar desafios, quando pode superá-los e quando precisa procurar ajuda ou alianças estratégicas para atingir seus objetivos. Ter consciência de quem você é, e o que não é, te ajuda a falar abertamente, alinhar expectativas e, principalmente, ajuda a ter uma autoestima coerente com a realidade.

Leitura sobre o assunto, feedbacks construtivos, conversas com pessoas de confiança e educação sobre o assunto podem ser passos importantes. Terapia também pode fornecer ferramentas eficazes para desafiar os padrões de pensamento negativos.

No ambiente de trabalho, gestores podem desempenhar um papel fundamental no apoio aos funcionários que enfrentam o problema. Eles podem fornecer feedback baseado em fatos, elogiar realizações e ajudar a construir a autoestima dos colaboradores. O desenvolvimento de um ambiente de trabalho que valoriza o crescimento pessoal e o aprendizado contínuo também é essencial para combater essa síndrome.

Com apoio, conscientização e ferramentas apropriadas, é possível superar essa condição e alcançar todo o potencial profissional.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura