Uncategorized

O impacto do coronavírus nos negócios da china

Em curto prazo, incerteza, mas, em médio e longo prazos, a prioridade aos serviços públicos vai reinventar o país
Edward Tse é fundador e CEO da Gao Feng Advisory Company, uma empresa de consultoria de estratégia e gestão com raízes na China.

Compartilhar:

As notícias na China estão dominadas por um único tema: o coronavírus. Nos negócios, setores como varejo, turismo e lazer são os mais impactados. Na economia, a epidemia está expondo gaps cruciais. O que ainda poucos sabem  é que também está criando oportunidades. A atenção se volta para a melhoria dos serviços públicos chineses como um todo, não só para uma ou duas verticais.

Espera-se, como consequência dessa crise, que o sistema de governança da China se torne mais transparente e que haja mais responsabilização. Muito mais esforços e recursos terão de vir do governo central, e também de governos provinciais e municipais. Assim, empresas estatais e não estatais, incluindo as privatizadas e as estrangeiras, serão capazes de alavancar melhor pontos fortes e capacidades. Exemplo disso são os dois novos hospitais construídos em Wuhan em tempo recorde – um em 10 dias e outro em 14 . Uma façanha, só possível graças aos esforços conjuntos de empresas.

Esperam-se avanços também na área de dados nos próximos anos. Afinal, dados sempre foram coletados em grande quantidade e em toda a China e, mesmo assim, o país não foi capaz de rastrear todas as pessoas que poderiam ter contraído o vírus. 

Devido à epidemia, tudo parece ter ganhado velocidade. Novas aplicações comerciais de tecnologia como 5G, inteligência artificial e internet das coisas estão se desenvolvendo mais rápido. Somando isso à mudança do padrão socioeconômico dos chineses, veremos, daqui por diante, muito mais modelos de negócio inovadores e mudanças nas formas como seres humanos interagem entre si e com as máquinas.

**Que tendências de negócios emergem na esteira do coronavírus?**

1. O esforço para a criação de um ambiente mais seguro e saudável no país é intenso. 
2. Detecção precoce, prevenção, diagnósticos em geral e tratamento avançado devem receber muito mais atenção, levando a um melhor sistema de saúde pública.
3. Devem surgir mais parcerias público-privadas (PPPs) para os serviços públicos.
4. A necessidade de uma sociedade mais ubíqua, conectada e inteligente aumenta, o que alavanca mais rapidamente o desenvolvimento de tecnologias disruptivas.
5. Mais dados são trocados em nome de serviços públicos efetivos. Big data manda.
6. A ascensão de novos modos de interação é esperada. Interações  humano-máquina e máquina-máquina vão crescer exponencialmente.
7. Empreendedorismo e inovação aceleram-se ainda mais para resolver os pontos de dor expostos durante a crise do coronavírus.

Muitos problemas da China vieram à tona com a epidemia. Em curto prazo, sem dúvida, isso adicionou mais incerteza aos negócios. Mas, em médio e longo prazos, a China vai se reinventar, com a prioridade máxima dada à melhoria dos serviços públicos. Colaborações entre governos e empresas estão estimulando sinergias surpreendentes e, espera-se, a inovação em tecnologia e em modelos de negócio seguirá essa trilha.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura
Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura