Uncategorized

O juramento

Ter um mantra e repeti-lo diariamente é comum por aqui
Luciano Bueno é um empreendedor brasileiro radicado nos EUA, com experiências em consultoria, venture capital e empreendedorismo. É cofundador e CEO da Horvath Clothing Co., startup de nanotecnologia têxtil, e está a caminho de ser empreendedor serial. Participou do Shark Tank Brasil e integra a seleta lista Forbes 30 Under 30.

Compartilhar:

É comum fazermos vários juramentos ao longo de nossas vidas, como quando nos formamos ou nos casamos, mas não costumamos nos lembrar deles em nosso dia a dia. Por isso que, quando ouvi a expressão “The Oath” no Vale pela primeira vez, fiquei intrigado. Descobri que, por aqui, é comum as pessoas definirem um juramento pessoal e repetirem-no diariamente, quase como um mantra.

Basicamente, esse juramento é uma declaração dos nossos valores, que nos ajuda a balizar nossas decisões. Segui-lo não é tarefa fácil, em especial pelo que me disse Gina Kloes, minha mentora: “Se fazer a coisa certa fosse  fácil, todo mundo faria. É por isso que nem todo mundo é super-herói”. E, falando em super-herói, quando estudei na Draper University, repetíamos todo dia pela manhã o “Superhero Oath”, um juramento que nos incentivava a ser a melhor versão de nós mesmos. Esse ritual serviu de base para que eu pudesse criar meu próprio juramento e sentir os efeitos da repetição, que nos traz muito mais consciência e atenção para nossas ações no dia a dia. A seguir, destaco alguns pontos altos o Superhero Oath que podem ajudar você a criar seu próprio juramento:

1. My brand, my network and my reputation are paramount: Sua marca pessoal, sua reputação e suas conexões são grandes ativos. Preserve-as. Aqui no Vale é muito comum, antes de um investidor decidir avançar com as negociações, ele buscar saber quem é você, o que você já fez e o que dizem a seu respeito por aí.

2. I will try my best to make reparations for my digressions: Todo mundo erra, mas precisamos estar sempre dispostos a fazer o melhor para reparar esses erros. Algo que aconteceu comigo no mês passado pode até servir de exemplo prático: não atendi a uma solicitação importante da Cruz Vermelha, organização em que sou voluntário. Na chamada seguinte, ainda lembrando do deslize, dei o meu melhor para socorrer pessoas em um incêndio na cidade.

3. I will make short term sacrifices for long term success: Construir algo  de sucesso requer sacrifícios diários. Se não estivermos atentos a isso, podemos sucumbir aos pequenos prazeres do dia a dia que nos afastam de nossos maiores objetivos. 

Escreva seu juramento, dedique 5 minutinhos a ele todos os dias e  viva uma vida em sintonia com você e com o outro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura