Uncategorized

O juramento

Ter um mantra e repeti-lo diariamente é comum por aqui
Luciano Bueno é um empreendedor brasileiro radicado nos EUA, com experiências em consultoria, venture capital e empreendedorismo. É cofundador e CEO da Horvath Clothing Co., startup de nanotecnologia têxtil, e está a caminho de ser empreendedor serial. Participou do Shark Tank Brasil e integra a seleta lista Forbes 30 Under 30.

Compartilhar:

É comum fazermos vários juramentos ao longo de nossas vidas, como quando nos formamos ou nos casamos, mas não costumamos nos lembrar deles em nosso dia a dia. Por isso que, quando ouvi a expressão “The Oath” no Vale pela primeira vez, fiquei intrigado. Descobri que, por aqui, é comum as pessoas definirem um juramento pessoal e repetirem-no diariamente, quase como um mantra.

Basicamente, esse juramento é uma declaração dos nossos valores, que nos ajuda a balizar nossas decisões. Segui-lo não é tarefa fácil, em especial pelo que me disse Gina Kloes, minha mentora: “Se fazer a coisa certa fosse  fácil, todo mundo faria. É por isso que nem todo mundo é super-herói”. E, falando em super-herói, quando estudei na Draper University, repetíamos todo dia pela manhã o “Superhero Oath”, um juramento que nos incentivava a ser a melhor versão de nós mesmos. Esse ritual serviu de base para que eu pudesse criar meu próprio juramento e sentir os efeitos da repetição, que nos traz muito mais consciência e atenção para nossas ações no dia a dia. A seguir, destaco alguns pontos altos o Superhero Oath que podem ajudar você a criar seu próprio juramento:

1. My brand, my network and my reputation are paramount: Sua marca pessoal, sua reputação e suas conexões são grandes ativos. Preserve-as. Aqui no Vale é muito comum, antes de um investidor decidir avançar com as negociações, ele buscar saber quem é você, o que você já fez e o que dizem a seu respeito por aí.

2. I will try my best to make reparations for my digressions: Todo mundo erra, mas precisamos estar sempre dispostos a fazer o melhor para reparar esses erros. Algo que aconteceu comigo no mês passado pode até servir de exemplo prático: não atendi a uma solicitação importante da Cruz Vermelha, organização em que sou voluntário. Na chamada seguinte, ainda lembrando do deslize, dei o meu melhor para socorrer pessoas em um incêndio na cidade.

3. I will make short term sacrifices for long term success: Construir algo  de sucesso requer sacrifícios diários. Se não estivermos atentos a isso, podemos sucumbir aos pequenos prazeres do dia a dia que nos afastam de nossos maiores objetivos. 

Escreva seu juramento, dedique 5 minutinhos a ele todos os dias e  viva uma vida em sintonia com você e com o outro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura
ESG
Este artigo convida os profissionais a reimaginarem a fofoca — não como um tabu, mas como uma estratégia de comunicação refinada que reflete a necessidade humana fundamental de se conectar, compreender e navegar em paisagens sociais complexas.

Rafael Ferrari

7 min de leitura
ESG
Prever o futuro vai além de dados: pesquisa revela que 42% dos brasileiros veem a diversidade de pensamento como chave para antecipar tendências, enquanto 57% comprovam que equipes plurais são mais produtivas. No SXSW 2025, Rohit Bhargava mostrou que o verdadeiro diferencial competitivo está em combinar tecnologia com o que é 'unicamente humano'.

Dilma Campos

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Para líderes e empreendedores, a mensagem é clara: invista em amplitude, não apenas em profundidade. Cultive a curiosidade, abrace a interdisciplinaridade e esteja sempre pronto para aprender. O futuro não pertence aos que sabem tudo, mas aos que estão dispostos a aprender tudo.

Rafael Ferrari e Marcel Nobre

5 min de leitura
ESG
A missão incessante de Brené Brown para tirar o melhor da vulnerabilidade e empatia humana continua a ecoar por aqueles que tentam entender seu caminho. Dessa vez, vergonha, culpa e narrativas são pontos cruciais para o entendimento de seu pensamento.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A palestra de Amy Webb foi um chamado à ação. As tecnologias que moldarão o futuro – sistemas multiagentes, biologia generativa e inteligência viva – estão avançando rapidamente, e precisamos estar atentos para garantir que sejam usadas de forma ética e sustentável. Como Webb destacou, o futuro não é algo que simplesmente acontece; é algo que construímos coletivamente.

Glaucia Guarcello

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O avanço do AI emocional está revolucionando a interação humano-computador, trazendo desafios éticos e de design para cada vez mais intensificar a relação híbrida que veem se criando cotidianamente.

Glaucia Guarcello

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, Meredith Whittaker alertou sobre o crescente controle de dados por grandes empresas e governos. A criptografia é a única proteção real, mas enfrenta desafios diante da vigilância em massa e da pressão por backdoors. Em um mundo onde IA e agentes digitais ampliam a exposição, entender o que está em jogo nunca foi tão urgente.

Marcel Nobre

5 min de leitura