Estratégia e Execução

Os valores e o livro infantil

Como você definiu os valores de sua empresa? Na Tip Toey Joey, indústria de calçados do interior paulista, uma história para crianças foi a inspiração.

Compartilhar:

> **Saiba mais sobre a  Tip Toey Joey** 
>
> A história da Tip Toey Joey começou em Londres, quando Ana Claudia conheceu Scott. Ela, brasileira de Franca, era formada em marketing, e ele, australiano, profissional de contabilidade. Grávida, Ana Claudia resolveu voltar para casa. O que os dois fariam, depois que a filha Sofia nascesse, que lhes permitisse estar no caminho entre Brasil e Austrália? Veio a ideia da empresa: uma fábrica de sapatos infantis que atuasse internacionalmente e prezasse  o conforto e a beleza.
>
>  Era início dos anos 2000. Scott passou a estudar design e os pezinhos da filha. Criou os primeiros protótipos, que foram produzidos de forma terceirizada em Franca, um dos maiores polos calçadistas brasileiros, e viajou por toda a costa ocidental da Austrália para vendê-los: trouxe de volta  as encomendas de 3 mil pares. 
>
> O dólar na época estava em alta e as exportações foram a base inicial do negócio, mas, em 2005, o casal decidiu investir em uma fábrica, que hoje produz 1,5 mil pares de sapatos para crianças de 0 a 8 anos por dia  e vende em 600 lojas multimarcas no Brasil  e 200 no exterior.

ERA UMA VEZ… um casal de empresários que decidiu implantar um processo de planejamento estratégico em sua fábrica de calçados, em 2012. Estamos falando dos proprietários da Tip Toey Joey, sediada em Franca, interior de são Paulo – a brasileira Ana Claudia e o australiano scott McInerney. “Começamos a nos questionar sobre os valores, a missão e a visão da empresa e chegamos à conclusão de que valores nunca podem ser impostos, têm de ser descobertos, porque empresas são feitas de pessoas, e as pessoas têm seus próprios valores”, relembra Ana Claudia. 

Ela resolveu investigar os valores dos funcionários perguntando-lhes. No entanto, logo percebeu que perguntar era fácil, mas que a resposta autêntica requeria saber fazer a pergunta. “Encontrei sem querer o livro O Pote Vazio e, por coincidência, estávamos fazendo o jardim da empresa.” o livro, de origem chinesa, fala de um imperador sem filhos que busca um sucessor entre seus súditos e que, para escolhê-lo, distribui vasos e sementes para todas as crianças do país. 

Ele lhes pede que se empenhem para cuidar da semente e fazê-la brotar e garante: quem lhe trouxer a planta mais bonita no ano seguinte será seu sucessor. A história é rica. o menino Ping, que adora plantas, dedica-se o ano inteiro a seu vaso, mas as sementes não brotam. Ele troca a terra, molha, cuida, e nada acontece. Um ano depois, vai com seu pote vazio até o imperador e, pelo caminho, encontra muitas crianças com plantas lindas. 

Todas apresentam seus vasos, mas o imperador vai direto até Ping e lhe pergunta o que houve. Triste, ele conta sua história. o sábio governante então explica que todas as sementes estavam queimadas – nenhuma poderia brotar. só Ping foi honesto e, por isso, ele é escolhido o sucessor. “Quando lemos o livro, percebi que todos os valores em que nós pessoalmente acreditávamos estavam ali e nos identificamos com os dois personagens principais da história: o imperador, que procura um sucessor, e o menino, que faz de tudo para ser o escolhido. 

Foi assim que tivemos a ideia de relacionar o processo da ‘Nossa Busca de Valores’ com o livro, que tem uma linguagem fácil de entender, universal e, o mais importante, amorosa”, diz Ana Claudia. Em paralelo com o plantio do jardim, os colaboradores foram convidados a participar de workshops criativos e artísticos para literalmente “plantar” as sementes dos valores corporativos. Entre as ideias discutidas estavam as de que o jardim da empresa era um espaço comum que dependia do cuidado de todos, que a honestidade deve ser recompensada e que é necessário se responsabilizar pelas coisas.

O processo passou por várias fases. No plantio, cada colaborador escreveu em um papel especial a resposta à pergunta: “Que valores você tem que também enxerga na empresa?”. o papel foi colado em um palito de sorvete e “plantado” em um vasinho, que ficou sobre a mesa do colaborador até a fase seguinte. 

Nesta, a da “germinação”, os colaboradores foram recebendo trechos da história aos poucos. Por fim, veio a colheita. “Dos mais de 300 valores cultivados, colhemos os que mais ‘floresceram’: amor, fé, determinação, humildade, honestidade e respeito.”

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Adotar o 'Best Before' no Brasil pode reduzir o desperdício de alimentos, mas demanda conscientização e mudanças na cadeia logística para funcionar

Lucas Infante

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura
Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
ESG
Home office + algoritmos = epidemia de solidão? Pesquisa Hibou revela que 57% dos brasileiros produzem mais em times multidisciplinares - no SXSW, Harvard e Deloitte apontam o caminho: reconexão intencional (5-3-1) e curiosidade vulnerável como antídotos para a atrofia social pós-Covid

Ligia Mello

6 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura
Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura