Assunto pessoal

Pensar cansa mesmo. Mais um cientista confirma

A fadiga do trabalho sedentário é culpa das moléculas de glutamato no cérebro

Compartilhar:

Maria se joga no sofá exausta depois de um dia sentada na frente do computador fazendo trabalho mental. E ela se sente culpada – se estivesse carregando tijolo, ainda vá lá. Mas se cansar sentada? Ela sente culpa.

Não devia. Estudo publicado em agosto último na *Current Biology*, liderado por Antonius Wiehler e outros pesquisadores do Institute du Cerveau, de Paris, relaciona pela primeira vez essa fadiga com o neurometabolismo. Foi feito um experimento em que os participantes que ficavam seis horas ou mais sentados na cadeira apresentavam níveis mais altos de glutamato, uma importante molécula sinalizadora do cérebro.

Não é só isso. No final de seu dia de trabalho, esses participantes também eram mais propensos a optar por recompensas financeiras de curto prazo e de menor valor, facilmente conquistadas, em vez de recompensas maiores que vêm após uma espera mais longa ou que envolvem mais esforço.

Estudos anteriores já haviam mostrado que o trabalho mental provocava variação perceptível dos batimentos cardíacos e do fluxo sanguíneo, o que também cansa. Não é como o exercício físico, mas é um tipo de exercício. Agora, Wiehler quer se dedicar a maneiras de equilibrar o glutamato mais facilmente, como o sono e outras.

__Leia também: [Nunca é tarde para se pivotar](https://www.revistahsm.com.br/post/nunca-e-tarde-para-se-pivotar)__

Artigo publicado na __HSM Management__ nº 154

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura