fb-embed

Liderança, times e cultura

5 min de leitura

3 aspectos para alcançar o RH ambidestro e auxiliar a transformação no futuro

As transformações estão cada vez mais complexas e, por isso, é necessário que o RH vá além das funções transacionais e esteja preparado para as transformações que este futuro vai requerer.

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

27 de Março

Compartilhar:
Artigo 3 aspectos para alcançar o RH ambidestro e auxiliar a transformação no futuro

Em um mundo cada vez mais imprevisível e digital, onde as tendências indicam, por exemplo, mudanças significativas em muitas profissões e surgimento de novas oportunidades de trabalho, as organizações estão cada vez mais optando por modelos não convencionais de contratação e gestão de pessoas.

Isso, por sua vez, está conduzindo a uma evolução nas relações de trabalho. Nesse contexto desafiador e multifacetado, os profissionais de recursos humanos (RH) se veem diante da necessidade de uma abordagem ambidestra, isso implica em abandonar modelos tradicionais e adotar uma mentalidade mais flexível e inovadora.

Com um papel estratégico cada vez mais importante, o RH precisa ir além das funções transacionais, como folha de pagamento, treinamento e recrutamento. Deve tornar-se agente de mudança, guardião de Gente & Gestão, colocando as pessoas no centro do negócio e estando conectado à estratégia da empresa. É essencial que os profissionais da área sejam responsáveis por antecipar tendências, amplificar a eficiência e abraçar novas tecnologias.

Para alcançar essa ambidestria, destacamos três aspectos-chave:

1. Impulsionador da cultura

De acordo com a pesquisa “Desafios do RH”, realizada pela Think Work anualmente, a cultura é prioridade do RH pelo terceiro ano consecutivo, sendo a maior prioridade para 62% dos respondentes da pesquisa deste ano - seja para fortalecer (38%) ou alterar (24%) a cultura corporativa. Esses dados revelam a importância do tema para as organizações, mas é preciso ir além.

O RH deve impulsionar a transformação da cultura organizacional rumo à ambidestria, promovendo a inovação e o aprendizado contínuo dos colaboradores e melhorando a produtividade e a confiança na organização para obter melhores resultados.

Neste tipo de abordagem é fundamental colocar o ser humano no centro do negócio desenvolvendo as habilidades individuais e coletivas em direção a essa cultura desejada. E com isso, fortalecer um ambiente saudável para a retenção e atração de talentos com programas de treinamento contínuo, personalizado de aprendizagem na prática para criar uma força de trabalho resiliente e preparada para os desafios do futuro.

2. Integrado à estratégia

Sendo responsável pelo capital humano das organizações, o RH precisa desempenhar um papel ativo em sua evolução. É essencial que esteja integrado às unidades de negócios para contribuir efetivamente com o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Deve ser um aliado relevante para influenciar novas metodologias e formas de conduzir planejamentos estratégicos em modelos mais modernos, adaptáveis, como o mundo em aceleração digital exige. Além disso, precisa promover uma comunicação incansável para melhorar a cooperação, evitar conflitos improdutivos e encorajar a discussão construtiva a partir de diversos pontos de vista.

3. Incentivador das novas práticas de gestão

O RH deveria ser a área responsável pela incorporação de novas abordagens e ferramentas de gestão, utilizando a transformação digital como base para sua atuação e influenciando toda a organização. Mas a realidade é um pouco diferente e hoje o que vemos é um RH como uma das últimas áreas a se transformar.

Dados de um levantamento realizado pela AIHR Innovate HR, em 2023, revelam que apenas 41% dos profissionais de RH estão preparados para acompanhar a transformação digital em suas práticas. Já um levantamento realizado pela Think Work mostra que entre os próprios profissionais de RH, 70% atribuem nota 7 ou inferior à inovação em gestão de pessoas nas empresas onde atuam.

Diante desse panorama, cabe aos líderes de RH serem protagonistas, e fazerem uma conexão entre as práticas contemporâneas e as lideranças, a fim de garantir as ferramentas de gestão necessárias para que possam enfrentar os desafios futuros e impulsionar o desenvolvimento organizacional.

Para trilhar o caminho da ambidestria é necessário que os profissionais de RH incorporem ferramentas tecnológicas e façam a automação de processos não apenas para aumentar a eficiência operacional, mas também para dedicar mais tempo a atividades estratégicas e relacionadas às pessoas.

Nesse contexto, a metodologia de “People Analytics”, com aplicação de big data e Inteligência Artificial (IA) ganha cada vez mais espaço, tornando-se uma aliada inseparável do RH moderno. Com ela, é possível realizar análises avançadas de dados, prever necessidades futuras de talentos e aprimorar a experiência dos colaboradores. Grandes empresas já fazem uso da IA no dia a dia, como Amazon, BRF, NIKE, entre outras.

Na Amazon, a “Amazon Connections”, uma pesquisa de uma única pergunta realizada diariamente com os funcionários, ajuda a revelar dados importantes rapidamente. Os resultados coletados são compartilhados com os líderes de cada equipe para promover discussões sobre maneiras de melhorar os pontos identificados sobre vários aspectos dos seus talentos e operações. Com uma abordagem baseada em dados, a empresa busca garantir que está realmente com o ambiente ideal para que as pessoas façam o seu melhor trabalho.

É importante ter em mente que para que a cultura ambidestra seja realmente efetiva, não basta o RH se transformar, mas a empresa, gestores e colaboradores devem estar envolvidos e engajados no processo de evolução e todos precisam entender que em um mundo cada vez mais volátil e competitivo não existe um único caminho a trilhar.

Existem caminhos que funcionam para cada organização, não se trata de uma fórmula pronta, é testar, errar e aprender. As alternativas devem coexistir simultaneamente para que a empresa possa atingir os objetivos estabelecidos para o presente e para o futuro.

Sabemos que as transformações organizacionais nem sempre são fáceis, e os profissionais de RH também desempenham um papel importante na facilitação desse processo. Eles devem fornecer suporte e orientação para os colaboradores durante as transições, garantindo que todos se sintam capacitados e motivados para abraçar a mudança.

Uma comunicação eficaz é essencial para alinhar os esforços de todos os membros da equipe, por isso as organizações devem investir em canais de comunicação transparentes e abertos, garantindo que as informações fluam livremente em toda a empresa.

Ao adotar uma mentalidade ambidestra e investir em práticas modernas de gestão de pessoas, as empresas podem se posicionar de forma mais resiliente e preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o futuro traz.

Compartilhar:

Autoria

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

Lilian Cruz é cofundadora da Ambidestra. Especialista em estratégia, inovação e transformação de negócios. Andrea Dietrich é cofundadora da Ambidestra. Especialista em posicionamento de marcas, cultura e transformação

Artigos relacionados

Imagem de capa A inevitável transição do people analytics para o people intelligence

Gestão de pessoas

11 Abril | 2024

A inevitável transição do people analytics para o people intelligence

O cenário é de rápidas transformações e uma coisa é certa: a IA chegou para ficar e as companhias precisam absorvê-la e usá-la a seu favor. Por isso, é hora de estar preparado para usar isso com inteligência

Ivan Cruz

5 min de leitura

Imagem de capa Como a cultura data-driven acelera a transformação digital

Gestão de pessoas

10 Abril | 2024

Como a cultura data-driven acelera a transformação digital

É necessário compreender como empresas estão alcançando crescimento acima de 30% ao ano através de uma cultura analítica madura. Aprenda com casos reais de empresas que transformaram seus negócios com estratégias orientadas por dados nas tomadas de decisão.

Denys Fehr

7 min de leitura

Imagem de capa 3 aspectos para alcançar o RH ambidestro e auxiliar a transformação no futuro

Liderança, times e cultura

27 Março | 2024

3 aspectos para alcançar o RH ambidestro e auxiliar a transformação no futuro

As transformações estão cada vez mais complexas e, por isso, é necessário que o RH vá além das funções transacionais e esteja preparado para as transformações que este futuro vai requerer.

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

5 min de leitura