Uncategorized

Proximidade digital

Streaming e serviços inovadores conectam pessoas em tempos de distanciamento social
__Ellen Kiss__ é empreendedora e consultora de inovação especializada em design thinking e transformação digital, com larga experiência no setor financeiro. Em agosto de 2022. após um período sabático, assumiu o posto de diretora do centro de excelência em design do Nubank.

Compartilhar:

Como dizem, a necessidade é o motor da inovação. No momento em que fomos proibidos de viajar, frequentar escolas, ir aos shoppings ou aos nossos encontros sociais e tivemos de ficar em casa, nos vimos obrigados a inovar e a reorganizar nossas vidas em torno de uma nova rotina, preservando algumas das nossas atividades essenciais.

Para os fãs do universo digital que, como eu, já realizavam boa parte de suas atividades digitalmente, o impacto, em termos práticos, não foi tão grande. Continuamos fazendo compras, pagando contas, participando das aulas, assistindo a filmes e lendo jornais com o apoio da tecnologia. Ou seja, não houve uma mudança radical. 

Mas como sempre há espaço para evoluir, resolvi experimentar outros hábitos e confesso que fui surpreendida. Descobri, por exemplo, que é possível, sim, fazer atividades físicas como ioga e meditação na sala da minha casa, no horário e na duração mais conveniente para mim. Outra (re)descoberta foi a Peloton, empresa fundada em 2012 com sede em Nova York, cujo principal produto era uma bicicleta de spinning que permitia aos usuários participarem remotamente de aulas. Recentemente, a empresa lançou o Peloton Digital, um serviço de assinatura mensal que permite participar de aulas de ciclismo, corrida (em esteira e ao ar livre), ioga e meditação via streaming. 

Descobri também que além das mídias sociais tradicionais como 

Facebook e Instagram que me conectam com meus amigos, posso me conectar com quem não conheço, mas está geograficamente próximo a mim. O Nextdoor, serviço digital que permite que as pessoas se conectem e compartilhem em seus bairros, tem ajudado muitos lojistas locais durante a crise. A empresa, com sede nos Estados Unidos, está presente em 11 países, com mais de 10 milhões de usuários. Por meio do Nextdoor consegui saber da chegada de um novo carregamento de papel higiênico no mercado local, por exemplo. E me inspirei a deixar um cartaz na porta de casa, agradecendo aos entregadores por seu papel fundamental durante a crise.

A pandemia de Covid-19, que nos obrigou a um total distanciamento social, na verdade, nos aproximou. Esperava me sentir distante, mas estou mais próxima do que nunca. Meu WhatsApp nunca esteve tão ativo, com convites para Zoom, lives e party houses. Conversei com amigos com os quais há muito tempo eu não falava. Participei de aniversários em que, por morar fora do País, certamente eu não iria. Consegui apoiar algumas causas, promovidas por pessoas que eu não conhecia. 

Acredito que um dos benefícios desta crise é nos forçar a usar a internet como sempre deveria ter sido – para conectar, compartilhar recursos e apresentar soluções individuais de forma coletiva. Se usadas da forma correta, as ferramentas digitais nos ajudam a fortalecer nossos laços no mundo real. Assim, além de novas situações, experimentaremos a tecnologia como meio para mantermos a saúde mental em tempos de crise. E que fique a lição quando tudo isso passar.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Diferente da avaliação anual tradicional, o modelo de feedback contínuo permite um fluxo constante de comunicação entre líderes e colaboradores, fortalecendo o aprendizado, o alinhamento de metas e a resposta rápida a mudanças.

Maria Augusta Orofino

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura