Estratégia e Execução

Segue o flow

Comece exercitando entre 90 e 120 minutos em estado de concentração e vá puxando suas metas em 4%

Compartilhar:

Você já viveu uma experiência em que cinco horas pareceram passar em cinco minutos, de tão engajado que estava em sua tarefa?  Se sim, você pode dizer que já atingiu ao menos uma vez o“flow”, um estado de consciência em que ação e pensamento se fundem, e a pessoa simplesmente “flui”, atingindo o máximo de produção física e mental sem fazer muito esforço, sem estresse nem ansiedade. Trata-se de uma experiência tão poderosa que, antigamente era considerada mística, como observa o jornalista Steven Kotler, hoje diretor-executivo do Flow Research Collective e autor de um livro sobre o assunto, Roubando o fogo. 

Um expediente de trabalho inteiro em flow é o sonho de produtividade de qualquer pessoa (e empresa). É possível atingir o flow com frequência, mas não é algo tão comum de acontecer. Foi o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi quem trouxe o “flow” à luz recentemente. A seu pedido, milhares de indivíduos, de escultores a operários registraram seus sentimentos ao longo de um dia de trabalho, como em um exame holter de medir pressão arterial. O que ele observou foi que, sempre que as pessoas empregavam plenamente suas capacidades para atingir um objetivo, entravam num modus operandi diferente, como se tivessem uma fonte de energia ilimitada, que batizou de flow. Mais ainda, Csikszentmihalyi descobriu que elas faziam isso quando perseguiam metas que lhes exigiam aumentar as capacidades.

Entrar em estado de flow tem a ver com metas esticadas, portanto, mas não depende apenas disso. Na HSM Expo 2019, onde Steven Kotler falou a respeito, ele listou 22 “gatilhos” de flow ao todo. Eis alguns exemplos: substâncias químicas (o que nem ele nem HSM Management recomendam); feedbacks imediatos (do gestor, do cliente ou de outras pessoas); a existência de equilíbrio entre capacidades e desafios; autonomia para fazer as coisas a seu modo; exercitar a concentração no momento presente. “É preciso maximizar a concentração das pessoas”, repetiu Kotler com insistência, acrescentando que, por isso, os escritórios abertos devem ser extintos das empresas. Não é uma concentração indefinida, naturalmente. Ele propõe começar com 90 minutos e tentar ampliar para 120. 

E se Kotler tivessse de escolher um único impulsionador de flow? Seria a esticada constante de metas, que ele propõe de 4% a cada vez. Kotler conta que testou isso consigo mesmo, em seu ofício de escrever livros, e garante que dá certo: ele escrevia 500 palavras por dia e foi subindo de 4% em 4%, chegando ao patamar de 700 palavras e depois a 1.000 palavras. 

E o flow de equipes? Paul Zak, fundador do Centro de Estudos de Neuroeconomia da Claremont Graduate University, propõe um programa de intervenção de três a 12 meses em equipes. A base é: o líder deve aumentar a produção do hormônio oxitocina nas pessoas, demonstrando que se importa com elas, abrindo-se para elas, reconhecendo-as etc.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura