Uncategorized

Talita André, líder em empreendedorismo social

CEO do Grupo Anga, estrategista da Eureca e conselheiro do Capitalismo Consciente Brasil

Compartilhar:

Aos 29 anos, ela é considerada uma liderança importante em empreendedorismo social no Brasil. No entanto, não chegou aí à toa. Talita André viveu na pele a desigualdade socioeconômica do País. Aos 16 anos, frequentava aulas em um colégio de elite em São Paulo – pago com muito esforço dos pais – e em um curso técnico de escola pública. Pela manhã, estava em um mundo onde o futuro era garantido e, à tarde, misturava-se com quem precisava agarrar qualquer oportunidade que aparecesse para ter uma chance. 

Talita teve um insight fundamental nessa vivência: todos temos de nos posicionar como parte do problema e da solução ao mesmo tempo, ou nunca cairão os muros que separam a sociedade. O mundo que tem chances de dar certo, na visão dela, é o mundo integrado. 

Não foi na Universidade de São Paulo (USP), onde se graduou em marketing, que a estudante achou a possibilidade que tanto buscava de promover a integração. Foi na Aiesec, um movimento de liderança jovem que tem como missão a paz mundial. Sua primeira experiência profissional seguiu a mesma linha. Talita estagiou na organização sem fins lucrativos Artemisia, onde se conectou com o idealismo pragmático de gerar negócios de impacto social no Brasil. Ali ela descobriu, por exemplo, que sucesso financeiro na trajetória profissional e transformação do mundo podem andar de mãos dadas. Ali também pôde tomar a iniciativa de fundar um movimento, chamado Choice, em que os talentos universitários do País podiam trabalhar com negócios sociais, tornando-se seus embaixadores. 

SAIBA MAIS SOBRE TALITA ANDRÉ

Ela é consultora de projetos na Fundação Arymax, do Grupo Suzano, responsável pelas áreas de inovação social, avaliação de impacto e comunicação. Antes, foi diretora de produto da Escola Lumiar e teve uma consultoria focada em educação e estratégia para negócios sociais.

A educação complementar contribuiu para sua trajetória bem-sucedida, é claro. Talita participou de programas de educação executiva e de empreendedorismo do Boston College e da Harvard University. Um dos resultados disso é sua atuação, hoje, como consultora de projetos da prestigiada Fundação Arymax, ligada ao Grupo Suzano. 

A que Talita André atribui o fato de ser uma high potential da gestão de negócios sociais? 

• À empatia e à visão sistêmica, que lhe permitiram processar as experiências da escola e da Aiesec. 

• À influência do idealismo pragmático da Artemisia e à possibilidade de empreender ali um movimento, o Choice. 

• À participação em vários projetos na iminência de mudar – “o alto grau de incerteza e o desconforto despertam a necessidade de cocriar com todos os stakeholders e de entender a real causa em jogo”. 

• Ao entendimento de que, em um mundo marcado por grandes transformações, é preciso aprender a conviver com a falta de controle. 

• À interação com outras gerações e à confiança que nasce daí. “Por isso recomendo a mentoria, e a mentoria reversa, como forma de quebrar barreiras e construir pontes. Esse é um dos grandes passos a serem dados por todas as pessoas e organizações.”

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro