Uncategorized

Transformação digital: pilares e fatores críticos de sucesso

Segundo o IDC, mais de sete trilhões de dólares serão investidos em transformação digital até 2023. E se o tema já tinha relevância no mundo pré-Covid-19, agora então ele passa a ser condição de sobrevivência. Como trilhar os caminhos da reinvenção digital?
Partner da Consultoria na IBM e suporta clientes em suas jornadas de transformação digital.

Compartilhar:

Na era da economia digital, a maioria das empresas já estava trilhando sua jornada de transformação, cada uma no seu estágio e com um nível de maturidade distinto. 

Os desafios trazidos pelo novo coronavírus aceleraram essa transformação como elemento fundamental para que as empresas possam sobreviver, exigindo adaptação e preparo para participarem das oportunidades que surgirão no cenário pós-pandemia.

Tendências da transformação digital
———————————–

Em função da conveniência que o consumidor final está demandando e da sua mudança de comportamento, ecossistemas estão sendo abertos e integrados. 

A tendência é não haver fronteiras entre indústrias e setores. Isso permite a geração de valor via integração de plataformas abertas para melhor atender o cliente, por meio da reinvenção digital dos ecossistemas.

Segundo o IDC, 7,4 trilhões de dólares serão investidos mundialmente na transformação digital até 2023. Para quem ainda precisa trilhar este caminho, a dica é focar nos três pilares da transformação digital:

### 1. Experiência do cliente

É fundamental repensar todo o negócio com foco no cliente, entendendo as personas e avaliando as jornadas para revisitar a estratégia de go-to-market e criar uma experiência superior. 

O sucesso estará na capacidade de atender esse cliente cada vez mais exigente, mais conectado, com maior poder de barganha e mais influente. 

E, ao longo da jornada, oferecer uma experiência diferenciada, que seja personalizada, intuitiva e consistente inclusive no omnichannel.  

2. Excelência operacional
————————–

Para otimizar a operação atual e acelerar o crescimento, deve-se redesenhar as cadeias de valor usando ferramentas digitais e soluções cognitivas. 

Com isso, benefícios financeiros são gerados para dar suporte à reinvenção digital, automatizando e reconstruindo os processos para garantir níveis de serviço com escalabilidade e processos autossustentáveis dentro da organização.

3. Expansão do ecossistema
—————————

Para gerar inovação, cria-se um ecossistema escalável com vantagem competitiva e monetização a partir do ganho de escala. 

Um exemplo é o modelo do WeChat na China, do grupo Tencent. O cliente atende, em um só lugar, praticamente todas as suas necessidades – transações financeiras, socialização, entretenimento, alimentação, locomoção, entre outras. 

É como se fosse uma combinação de WhatsApp com Amazon, Netflix, Paypal, Uber, Spotify, Slack, Facebook, Instagram, Twitter e muito mais. 

Critérios para garantir o sucesso com a transformação digital
————————————————————-

O sucesso dos programas de transformação digital é recompensador por permitir atingir lucratividade, crescimento da receita e valor de mercado superiores. 

Porém, estudos da McKinsey apontam que 70% dos programas de transformação ainda falham. 

Para maximizar as chances de uma boa execução, existem pelo menos três critérios importantes a serem avaliados pelos líderes das organizações: 

### 1. Cultura ágil, engajamento do top management e growth mindset

Garantir a mentalidade de inovação, aceitar o fail fast como um caminho para aprender mais rápido ainda e conseguir escalar, ter a “temperatura correta” do que está acontecendo.

Também é preciso criar ambientes seguros para que o time tenha coragem para experimentar e seguir aprendendo com a velocidade necessária. Lembre-se: feito é melhor que perfeito!

### 2. Agenda de inovação colaborativa que seja aderente ao DNA da empresa e ao seu propósito

O entendimento dos fatores que impulsionam a empresa a inovar é decisivo para tratar cada iniciativa de inovação no horizonte correto, nutrindo-a da maneira apropriada, e garantindo continuidade de alocação de recursos em momentos de dúvidas (tornam-se mais frequentes no contexto da crise). 

Essa inovação tem que trazer valor ao negócio e ter impacto no mundo e na sociedade. E deve ser aberta para ser potencializada colaborando e cocriando com outras empresas numa visão de orquestração dos players do ecossistema. 

### 3. Neutralizar estrutura organizacional em silos

É importante ter a visão horizontal e integrada associando incentivos ao que é disruptivo e onde a empresa quer garantir foco e velocidade na execução. 

A transformação digital deve permear toda a empresa e não pode ser tratada como responsabilidade de apenas uma unidade de negócios ou como um projeto. 

Tecnologia, processos e pessoas na transformação digital
——————————————————–

As cadeias de valor devem ser redesenhadas, incluindo não apenas o pilar de tecnologia, mas também os pilares de processos e pessoas. 

As organizações precisam revisitar seus processos – tendo o cliente no centro da jornada – entregar a experiência, mudar a cadeia de valor e escalar. 

Esse ciclo tem que ser alimentado de forma contínua e com inovação exponencial, criando uma maneira mais inteligente de fazer negócios, que permitirá uma melhor sustentabilidade da empresa no futuro.

Em momentos de crise, o importante é dar o primeiro passo. As empresas que já iniciaram essa jornada para digitalização foram menos impactadas. 

Como você está provocando a discussão de inovação na sua empresa para buscar soluções para problemas de negócio existentes? 

Que novos modelos de negócio estão sendo viabilizados com tecnologias exponenciais colocando a experiência do cliente no centro e construindo novos produtos/serviços para melhorar cada vez mais essa experiência?

E quando a vida voltar ao “novo normal”, como sua empresa estará preparada?

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura