Marketing e vendas

Você está pronto para a Black Friday?

Mais do que planejamento, é preciso se aliar a bons fornecedores para manter a boa reputação da marca
Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Compartilhar:

Diz a sabedoria popular que “diga-me com quem andas e direi quem tu és”. No mundo do marketing esse ditado é bastante importante, uma vez que as parcerias podem ajudar a criar fama ou detonar uma [reputação](https://www.google.com/url?q=https://www.revistahsm.com.br/post/qual-e-o-seu-legado&sa=D&source=docs&ust=1635177573073000&usg=AOvVaw2n1wfccXZfOgUg069jY-Ke).

O exemplo é bastante simples: estamos chegando ao fim do ano e a períodos importantes para o [varejo](https://www.revistahsm.com.br/post/a-hora-h-do-sxsw-consumo-imersivo-no-varejo). Black November, Black Friday, Cyber Monday são momentos esperados pelas lojas e pelas marcas porque são um esquenta para o Natal, refletem a intenção de compra do consumidor e também por serem oportunidades de aparecerem e serem conhecidas por clientes que, em outras situações, optariam por um concorrente seu.

Mas quantas vezes não vemos por aí que o número de reclamações aumentou no período ou listas indicando de quais marcas o consumidor deve passar longe se não quiser passar nervoso?

Não adianta fazer um plano estratégico de marketing com antecedência para ganhar visibilidade e acabar escorregando na entrega que atrasa, no produto que chega com problema, no frete abusivo. Por isso, conhecer e confiar na empresa com quem firmou parceria é essencial durante todo ano e, principalmente, nos momentos em que as vendas devem aumentar.

## Segurança dos dados do consumidor e reputação da marca

Este é também um período de grande volume de transações financeiras. Cada vez mais as pessoas estão fazendo suas compras virtualmente e os pagamentos também acontecem de maneira digital, por Pix, QR-Code ou até mesmo uma selfie.
Neste processo, é fundamental garantir a segurança da transação para todos os lados – consumidor, marca e instituição financeira – e isso também pode ser feito por meio das parcerias com o intuito de trazer mais fluidez para as operações e barrar fraudes.

Por isso, mais do que estruturar a promoção e a divulgação ao longo do ano, é importante garantir que o consumidor seja tratado como prioridade. Existe uma nova premissa da boa compra que é a [segurança e a privacidade de dados](https://www.google.com/url?q=https://www.revistahsm.com.br/post/evento-como-se-adequar-a-lgpd-e-extrair-valor-para-a-sua-empresa&sa=D&source=docs&ust=1635177625554000&usg=AOvVaw1PpWmmdc1Dwc_gigTUTejD). Você já pensou nela para este ano?

*Quer mais sobre marketing e gestão? Acesse os demais conteúdos da comunidade [Marketing Makers](https://www.revistahsm.com.br/comunidade/marketing-makers-hsm-management).*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes