Desenvolvimento pessoal

Abrindo caminho para o board

Participar de conselhos de administração virou a meta de muitos executivos. Saiba como se organizar para isso

Compartilhar:

Na HSM Management nº 132, abordamos como construir uma carreira de board member. Recentemente, a consultoria Egon Zehnder elaborou um guia prático para isso, The Path to the Boardroom. O material é dividido em três partes. 

**1. A preparação (e o posicionamento)**

Primeiro responda objetivamente para si mesmo: você tem disponibilidade de horas para atuar num conselho? Um board member despende em média 244,9 horas anuais entre reuniões, leituras etc., segundo levantamento nos Estados Unidos. Você também tem de trocar o CV por uma biografia que conte uma história sobre o valor que você pode agregar para o board. Deve informar seus conhecimentos de liderança, mentoria, responsabilidade por P&L, conhecimento de governança, exposição a conselhos e experiências de gestão. Também pode incluir especialidades, como RH. Você pode fazer uma maratona de networking para isso, marcando encontros com pares em que você mencione seu objetivo (consultores, head­hunters, gestores de fundos de private equity), participando de  cursos ou eventos da área (como os do IBGC ou da Inova Business School no Brasil); expondo-se em palestras e artigos, para que saibam de você (sempre com foco numa audiência de executivos C-level e board members); e até sendo board member de uma organização sem fins lucrativos.

**2. A entrevista**

Você será entrevistado por líderes da empresa. Se lhe perguntarem a razão do interesse, fale de se sentir curioso sobre como ajudar a empresa. Fazer as perguntas certas ajudará: Como vocês fomentam uma cultura de inovação? Qual o papel desse board na estratégia? Fale de sua experiência em negócios de modo sintético e tenha referências para mostrar.

**3. O início dos trabalhos**

Antes da primeira reunião, familiarize-se com as regras e conheça melhor os demais integrantes. Observe bem a dinâmica, peça para ter um mentor – se não lhe proporcionarem um – e considere que os seis primeiros meses são mesmo de ambientação.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)