O fantasma da recessão volta a rondar o cenário econômico mundial. Indicadores econômicos preocupantes, em especial da Europa, colocaram novamente o tema no centro das discussões, ainda que as perspectivas futuras dividam a opinião dos analistas.
“As empresas não podem controlar quando a nova recessão chegará ou quão severa será. Mas é possível se planejar. Ser proativo e se sair bem”, escreve o consultor Mark McCarvill, na plataforma de blogs Medium. Ele levantou dez estratégias eficazes para tempos de adversidade, a partir de estudos de pesquisadores sobre as recessões anteriores.
**1.Faça um plano**
Empresas bem-sucedidas fazem planejamento de cenários, analisando friamente o que as melhores e as piores opções representam. Assim podem se preparar.
**2.Fixe suas proposições de valor obrigatórias**
A recessão vai separar as proposições de valor obrigatórias daquelas desejadas. Você vai preferir “vender” as primeiras.
**3. Aumente o caixa e corte as dívidas**
Busque a maior flexibilidade possível.
**4. Apare a gordura operacional**
Analise os processos e as cadeias de suprimentos em busca de oportunidades para cortar a gordura sem prejudicar os músculos.
**5. Aumente sua disciplina financeira**
Pare de sonhar com crescimento exponencial, mas não lucrativo. Concentre-se em métricas tradicionais, como vendas, receita e valor dos clientes ao longo do tempo.
**6. Prefira as eficiências operacionais às demissões**
Demitir as pessoas é a atitude preguiçosa. Melhor fazer o trabalho difícil de identificar e resolver ineficiências. As pessoas vão trabalhar duro na recessão se souberem que estão respaldadas. Empresas que se valem de demissões apenas como último recurso, durante a recessão, tem três vezes mais chances de superar os períodos adversos.
**7. Envolva mais pessoas da organização na tomada de decisão**
A época de crise não é momento para gestão centralizada. As lideranças devem se manter em contato com os colaboradores da linha de frente. Trata-se de um “sistema” de alertas e identificação de oportunidades.
**8. Reinvista os ganhos de custo e de caixa em tecnologia e P&D**
Enquanto as outras empresas estão cortando gastos com inovação e desenvolvimento de novos produtos, as organizações bem-sucedidas investem de forma seletiva. Assim, elas podem se destacar durante e após a recessão, mantendo-se um passo à frente da concorrência.
**9. Planeje uma combinação cuidadosa de ações ofensivas e defensivas**
É importante estar pronta para atacar, diante de alguma situação favorável, como ativos cobiçados ou uma equipe talentosa descartada por outras empresas. Há oportunidade na crise que não devem ser ignoradas.
**10. Mantenha seus vínculos com parceiros, fornecedores e a comunidade**
A empresas bem-sucedidas não esquecem que são parte de uma comunidade maior. Seguem fomentando vínculos, como patrocinar eventos de caridade, enquanto outras companhias adotam posturas muito mais conservadoras em relação ao caixa.