Estratégia e Execução

Como resistir à próxima recessão

Dez estratégias para tempos difíceis resumem estudos de pesquisadores sobre crises anteriores

Compartilhar:

O fantasma da recessão volta a rondar o cenário econômico mundial. Indicadores econômicos preocupantes, em especial da Europa, colocaram novamente o tema no centro das discussões, ainda que as perspectivas futuras dividam a opinião dos analistas. 

“As empresas não podem controlar quando a nova recessão chegará ou quão severa será. Mas é possível se planejar. Ser proativo e se sair bem”, escreve o consultor Mark McCarvill, na plataforma de blogs Medium. Ele levantou dez estratégias eficazes para tempos de adversidade, a partir de estudos de pesquisadores sobre as recessões anteriores.

**1.Faça um plano**

Empresas bem-sucedidas fazem planejamento de cenários, analisando friamente o que as melhores e as piores opções representam. Assim podem se preparar.

**2.Fixe suas proposições de valor obrigatórias**

A recessão vai separar as proposições de valor obrigatórias daquelas desejadas. Você vai preferir “vender” as primeiras.

**3. Aumente o caixa e corte as dívidas**

Busque a maior flexibilidade possível. 

**4. Apare a gordura operacional**

Analise os processos e as cadeias de suprimentos em busca de oportunidades para cortar a gordura sem prejudicar os músculos.

**5. Aumente sua disciplina financeira**

Pare de sonhar com crescimento exponencial, mas não lucrativo. Concentre-se em métricas tradicionais, como vendas, receita e valor dos clientes ao longo do tempo.

**6. Prefira as eficiências operacionais às demissões**

Demitir as pessoas é a atitude preguiçosa. Melhor fazer o trabalho difícil de identificar e resolver ineficiências. As pessoas vão trabalhar duro na recessão se souberem que estão respaldadas. Empresas que se valem de demissões apenas como último recurso, durante a recessão, tem três vezes mais chances de superar os períodos adversos. 

**7. Envolva mais pessoas da organização na tomada de decisão**

A época de crise não é momento para gestão centralizada. As lideranças devem se manter em contato com os colaboradores da linha de frente. Trata-se de um “sistema” de alertas e identificação de oportunidades.

**8. Reinvista os ganhos de custo e de caixa em tecnologia e P&D**

Enquanto as outras empresas estão cortando gastos com inovação e desenvolvimento de novos produtos, as organizações bem-sucedidas investem de forma seletiva. Assim, elas podem se destacar durante e após a recessão, mantendo-se um passo à frente da concorrência. 

**9. Planeje uma combinação cuidadosa de ações ofensivas e defensivas**

É importante estar pronta para atacar, diante de alguma situação favorável, como ativos cobiçados ou uma equipe talentosa descartada por outras empresas. Há oportunidade na crise que não devem ser ignoradas.

**10. Mantenha seus vínculos com parceiros, fornecedores e a comunidade**

A empresas bem-sucedidas não esquecem que são parte de uma comunidade maior. Seguem fomentando vínculos, como patrocinar eventos de caridade, enquanto outras companhias adotam posturas muito mais conservadoras em relação ao caixa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Tecnologias exponenciais
As redes sociais prometeram revolucionar a forma como nos conectamos, mas, décadas depois, é justo perguntar: elas realmente nos aproximaram ou nos afastaram?

Marcel Nobre

7 min de leitura
ESG
Quanto menos entenderem que DEI não é cota e oportunidades de enriquecer a complexidade das demandas atuais, melhor seu negócio se sustentará nos desenhos de futuros que estão aparencendo.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Inovação
De 'fofoca positiva' à batom inteligente: SXSW 2025 revela tendências globais que esbarram na realidade brasileira - enquanto 59% rejeitam fofocas no trabalho, 70% seguem creators e 37% exigem flexibilidade para permanecer em empregos. Inovar será traduzir, não copiar

Ligia Mello

6 min de leitura
Inovação
O impacto de seu trabalho vai além da pesquisa fundamental. Oliveira já fundou duas startups de biotecnologia que utilizam a tecnologia de organoides para desenvolvimento de medicamentos, colocando o Brasil no mapa da inovação neurotecnológica global.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Empreendedorismo
SXSW 2025 começou sem IA, mas com uma mensagem poderosa: no futuro, a conexão humana será tão essencial quanto a tecnologia

Marcone Siqueira

4 min de leitura
ESG
Precisamos, quando se celebra o Dia Internacional das Mulheres, falar sobre organizações e lideranças feministas

Marcelo Santos

4 min de leitura
Inovação
O evento de inovação mais esperado do ano já empolga os arredores com tendências que moldarão o futuro dos negócios e da sociedade. Confira as apostas de Camilo Barros, CRO da B.Partners, para as principais movimentações do evento.

Camilo Barros

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial não está substituindo líderes – está redefinindo o que os torna indispensáveis. Habilidades técnicas já não bastam; o futuro pertence a quem sabe integrar estratégia, inovação e humanização. Você está preparado para essa revolução?

Marcelo Murilo

8 min de leitura
ESG
Eficiência, inovação e equilíbrio regulatório serão determinantes para a sustentabilidade e expansão da saúde suplementar no Brasil em 2025.

Paulo Bittencourt

5 min de leitura