Uncategorized

Coração inteligente

Seja para controlar o estresse ou desenvolver resiliência, você pode entraR em estado de coerência cardíaca
Terapeuta formada pela Barbara Brennan School of Healing, Estados Unidos, e professora certificada pelo HeartMath Institute, centro de pesquisas reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gestão de estresse. Ex-profissional de TI, ela recebe cada vez mais executivos e empreendedores em seu consultório, o Ateliê da Luz.

Compartilhar:

O coração sempre inspirou poetas e preocupou estressados e ansiosos que chegam à meia-idade. Além de ser o órgão central do sistema circulatório, o coração carrega todo o simbolismo do amor e da compaixão. 

Se não bastasse toda essa fama, a ciência descobriu que o coração contém um sistema nervoso independente e bem desenvolvido que influencia tanto as nossas emoções como a fisiologia do nosso corpo. 

O Heartmath Institute tem realizado pesquisas que mostram que o coração pode aprender, perceber, recordar, tomar decisões e passar a ação independentemente do cérebro. E não para por aí; o coração pode ser o portão de acesso para a nossa inteligência intuitiva, ou seja, por meio dele podemos acessar informações sobre eventos futuros. Mas esses benefícios só se tornam disponíveis quando entramos em um estado de “coerência cardíaca”. 

O conceito é fascinante! É um estado em que a frequência cardíaca, a pressão arterial e a frequência respiratória se encontram em perfeita sincronia, arrastando outras funções cíclicas do organismo, como o sistema endócrino e o neuroimunológico.

Os benefícios não são poucos: 

* Prevenir padrões de estresse.
* Ampliar a resiliência.
* Habilitar o organismo para trabalhar em estado de excelência e ótima performance.
* Ampliar a clareza mental e a capacidade de discernimento.
* Abrir o acesso à inteligência intuitiva.
* Ampliar a conexão e a sincronicidade em equipe.

O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode entrar em estado de coerência usando uma técnica simples, poderosa e efetiva de autorregulação: 

Passo 1: Sente-se em uma cadeira confortável e procure relaxar descruzando braços e pernas.

Passo 2: Foque sua atenção na área do coração.

Passo 3: Inspire e expire pelo nariz, um pouco mais lenta e profundamente do que o normal (cinco segundos para inspirar, cinco para expirar).

Passo 4: Imagine o ar entrando, envolvendo o coração e a região ao redor.

Passo 5: Traga para sua mente um sentimento de alegria, felicidade e paz, procurando vivenciar esse momento.

Permaneça respirando no coração e sentindo esse bem-estar por cinco minutos – e pronto! Agora, tente incorporar essa técnica simples em sua rotina matinal diária. Seu dia vai mudar e sua vida também.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura