Uncategorized

Coração inteligente

Seja para controlar o estresse ou desenvolver resiliência, você pode entraR em estado de coerência cardíaca
Terapeuta formada pela Barbara Brennan School of Healing, Estados Unidos, e professora certificada pelo HeartMath Institute, centro de pesquisas reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gestão de estresse. Ex-profissional de TI, ela recebe cada vez mais executivos e empreendedores em seu consultório, o Ateliê da Luz.

Compartilhar:

O coração sempre inspirou poetas e preocupou estressados e ansiosos que chegam à meia-idade. Além de ser o órgão central do sistema circulatório, o coração carrega todo o simbolismo do amor e da compaixão. 

Se não bastasse toda essa fama, a ciência descobriu que o coração contém um sistema nervoso independente e bem desenvolvido que influencia tanto as nossas emoções como a fisiologia do nosso corpo. 

O Heartmath Institute tem realizado pesquisas que mostram que o coração pode aprender, perceber, recordar, tomar decisões e passar a ação independentemente do cérebro. E não para por aí; o coração pode ser o portão de acesso para a nossa inteligência intuitiva, ou seja, por meio dele podemos acessar informações sobre eventos futuros. Mas esses benefícios só se tornam disponíveis quando entramos em um estado de “coerência cardíaca”. 

O conceito é fascinante! É um estado em que a frequência cardíaca, a pressão arterial e a frequência respiratória se encontram em perfeita sincronia, arrastando outras funções cíclicas do organismo, como o sistema endócrino e o neuroimunológico.

Os benefícios não são poucos: 

* Prevenir padrões de estresse.
* Ampliar a resiliência.
* Habilitar o organismo para trabalhar em estado de excelência e ótima performance.
* Ampliar a clareza mental e a capacidade de discernimento.
* Abrir o acesso à inteligência intuitiva.
* Ampliar a conexão e a sincronicidade em equipe.

O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode entrar em estado de coerência usando uma técnica simples, poderosa e efetiva de autorregulação: 

Passo 1: Sente-se em uma cadeira confortável e procure relaxar descruzando braços e pernas.

Passo 2: Foque sua atenção na área do coração.

Passo 3: Inspire e expire pelo nariz, um pouco mais lenta e profundamente do que o normal (cinco segundos para inspirar, cinco para expirar).

Passo 4: Imagine o ar entrando, envolvendo o coração e a região ao redor.

Passo 5: Traga para sua mente um sentimento de alegria, felicidade e paz, procurando vivenciar esse momento.

Permaneça respirando no coração e sentindo esse bem-estar por cinco minutos – e pronto! Agora, tente incorporar essa técnica simples em sua rotina matinal diária. Seu dia vai mudar e sua vida também.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral