O coração sempre inspirou poetas e preocupou estressados e ansiosos que chegam à meia-idade. Além de ser o órgão central do sistema circulatório, o coração carrega todo o simbolismo do amor e da compaixão.
Se não bastasse toda essa fama, a ciência descobriu que o coração contém um sistema nervoso independente e bem desenvolvido que influencia tanto as nossas emoções como a fisiologia do nosso corpo.
O Heartmath Institute tem realizado pesquisas que mostram que o coração pode aprender, perceber, recordar, tomar decisões e passar a ação independentemente do cérebro. E não para por aí; o coração pode ser o portão de acesso para a nossa inteligência intuitiva, ou seja, por meio dele podemos acessar informações sobre eventos futuros. Mas esses benefícios só se tornam disponíveis quando entramos em um estado de “coerência cardíaca”.
O conceito é fascinante! É um estado em que a frequência cardíaca, a pressão arterial e a frequência respiratória se encontram em perfeita sincronia, arrastando outras funções cíclicas do organismo, como o sistema endócrino e o neuroimunológico.
Os benefícios não são poucos:
* Prevenir padrões de estresse.
* Ampliar a resiliência.
* Habilitar o organismo para trabalhar em estado de excelência e ótima performance.
* Ampliar a clareza mental e a capacidade de discernimento.
* Abrir o acesso à inteligência intuitiva.
* Ampliar a conexão e a sincronicidade em equipe.
O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode entrar em estado de coerência usando uma técnica simples, poderosa e efetiva de autorregulação:
Passo 1: Sente-se em uma cadeira confortável e procure relaxar descruzando braços e pernas.
Passo 2: Foque sua atenção na área do coração.
Passo 3: Inspire e expire pelo nariz, um pouco mais lenta e profundamente do que o normal (cinco segundos para inspirar, cinco para expirar).
Passo 4: Imagine o ar entrando, envolvendo o coração e a região ao redor.
Passo 5: Traga para sua mente um sentimento de alegria, felicidade e paz, procurando vivenciar esse momento.
Permaneça respirando no coração e sentindo esse bem-estar por cinco minutos – e pronto! Agora, tente incorporar essa técnica simples em sua rotina matinal diária. Seu dia vai mudar e sua vida também.