Uncategorized

#eXtracast: liderança jovem

O que a juventude pode fazer pelas empresas e pelo Brasil? Com esse tema, o terceiro episódio do eXtraCast chega cheio de ideias e inspirações para o futuro

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/21bbc46c-d0b8-4f6e-abbd-0aee6689d6a8.jpeg)

Eles estão à frente de organizações que depositam na juventude toda a sua esperança de um Brasil melhor, e dedicam suas carreiras à causa jovem. Conheça os três convidados que tornaram o terceiro episódio do eXtraCast um bate-papo otimista sobre o potencial de transformação da juventude brasileira: 

> “Eu vi muita gente ficar pelo caminho por falta de oportunidade ou conhecimento. Paralelamente a isso, diante de tantos desafios do nosso País, eu percebo que muitos preferem reclamar a fazer alguma coisa. No Instituto Four temos uma premissa que diz que ‘reclamar não muda’ e, por isso, nosso foco é selecionar e formar jovens que desejam solucionar os maiores problemas do Brasil.”
>
> Ailton Cunha, diretor de operações no Instituto Four

> “Tem duas coisas que me incomodam profundamente. A primeira é ver potencial desperdiçado. A segunda é perceber o quanto somos carentes de exemplos de lideranças éticas e inspiradoras. Por isso, acredito que desenvolvendo o potencial da juventude e formando essa nova geração de líderes, teremos cada vez mais bons exemplos e retroalimentaremos um círculo virtuoso.”
>
> Anamaíra Spaggiari, diretora Geral da Fundação Estudar

> “Temos 50 milhões de jovens no Brasil e eu acredito que é essa galera que vai, de fato, empreender e intraempreender, para transformar as organizações no médio e no longo prazos. O caminho para atingirmos esse objetivo é formar lideranças conscientes, que enxerguem além do lucro e busquem gerar impacto positivo no mundo e nas pessoas.”
>
> Augusto Júnior, diretor executivo do Instituto Anga

Confira outras questões que foram abordadas no terceiro episódio do eXtraCast:

* Trajetória profissional dos convidados e propósito das instituições que eles lideram.
* Qual o potencial da juventude brasileira?
* O que as organizações devem fazer para atrair esses jovens potenciais?
* O que as empresas não devem fazer se quiserem trabalhar com esse público?
* E essa história de “geração mimimi”?
* Qual a maior virtude dessa nova geração? 
* E a maior fraqueza?
* Que transformações observaremos no País se tivermos mais exemplos de lideranças éticas e conscientes?
* Qual o legado que vocês desejam deixar para o Brasil?   

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/4e789b79-9a89-4aa5-8278-a8ce99181209.png)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Diferente da avaliação anual tradicional, o modelo de feedback contínuo permite um fluxo constante de comunicação entre líderes e colaboradores, fortalecendo o aprendizado, o alinhamento de metas e a resposta rápida a mudanças.

Maria Augusta Orofino

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura